Sustentabilidade, memória afetiva e ludicidade serão algumas das marcas da decoração do 36° Natal Luz de Gramado, que ocorre entre 28 de outubro de 2021 e 30 de janeiro de 2022. O projeto decorativo do evento, que terá 95 dias de duração, foi apresentado pela Gramadotur na tarde da última terça-feira, 15, em Gramado, e está pautado em três conceitos: criatividade, parceria e coragem.
A secretária de Turismo e presidente da Gramadotur, Rosa Helena Pereira Volk, evidenciou a questão do reaproveitamento de 80% dos materiais de edições anteriores do Natal Luz. “Nosso visitante vai encontrar uma cidade aconchegante e cheia de novidades, será um Natal de renovação e fé!”, destacou Rosa Helena.
As decoradoras Neka Pante e Aline Herrmann, responsáveis pela concepção do projeto, destacam que a proposta é dar ênfase à sustentabilidade e mostrar que Gramado é uma pequena cidade na montanha. “Priorizamos a sustentabilidade com uso de alguns elementos cenográficos já existentes que foram repaginados. Nossa proposta é manter a essência do evento e as suas origens”, enfatiza Neka. Entre os elementos decorativos estão alguns próprios de uma região montanhosa como lenha, feno, entre outros. Como sempre, as luzes terão predominância em toda a cenografia.

Algumas das novidades
Entre as novidades apresentadas, o destaque será uma árvore com antigos brinquedos de madeira, que ficará noa trecho da Avenida Borges de Medeiros entre a Praça das Bandeiras e a Rua Torta. “Nossa ideia é que as pessoas relembrem da sua infância”, afirma Neka. A Rua Torta terá uma decoração com predominância do tom dourado, com destaque para um carrossel.
Em frente à Igreja São Pedro será montada uma árvore com nove metros de altura, com um visual que encantará tanto de dia como à noite. O canteiro central da Avenida Borges de Medeiros, entre a Rua Torta e a Rua Eusébio Balzaretti, terá a predominância de peças vazadas, com iluminação interna que garantirão uma beleza diurna e noturna e identidade com os pinheiros do Tannenbaumfest.
A rótula da esquina das Avenidas Borges de Medeiros e das Hortênsias terá uma decoração que reproduzirá uma pequena vila. A ideia é relembrar o primeiro Natal Luz. As peças decorativas como coral e pinheiros formarão um cenário diferente em todo o contorno da rótula. “De onde se olhar, o cenário vai ser diferente”, explicou Neka.
Na Rua Coberta será mantida a Árvore Cantante, mesmo com a impossibilidade de receber corais. As renas decoradas serão mantidas na Rua Pedro Benetti, assim como a decoração da Avenida das Hortênsias (da Prefeitura até o pórtico) e da Rua São Pedro.
*Foto de capa: Presidente da Gramadotur e secretária de Turismo, Rosa Helena Pereira Volk / Cleiton Thiele