Taquara abre pré-inscrições para oficina gratuita de Teoria e Percepção Musical

A Diretoria de Cultura de Taquara está promovendo, com pré-inscrições até o dia 20 de junho, a oficina de Teoria e Percepção Musical. A ação é uma grande oportunidade para aqueles que gostariam de iniciar uma experiência na área musical e de forma totalmente gratuita. O curso será ministrado pelo professor Alex Barbosa da Silva e as aulas terão duração de uma hora e meia, uma vez na semana de julho a dezembro, em horário a ser definido conforme a demanda.

A diretora de Cultura de Taquara, Regina Valentini, explica a razão de uma pré-inscrição para o curso. “Pensamos na pré-inscrição como uma forma dos interessados opinarem sobre a disponibilidade de dias e horários e assim montarmos uma ou mais turmas de acordo com esta necessidade”, explica. Ela lembra ainda que o preenchimento do formulário não garante vaga na turma. “Faremos uma avaliação a partir das inscrições e do conhecimento dos participantes para que todos estejam em níveis semelhantes”, informa Regina.

O curso

Serão expostos os principais conceitos em teoria musical de nível básico, prática de solfejo, ritmo e leitura musical, exercícios de percepção musical, ditados rítmicos e melódicos, audições musicais. Será fornecido material didático e a avaliação dos alunos se dará por frequência mínima de 75%. Ao final do curso, os alunos aprovados receberão certificado.

O conteúdo programático abrange quatro categorias: Ritmo (contando as notas musicais, pausas, fórmulas do compasso e andamento e dinâmicas; Melodia (pauta musical, timbres dos instrumentos, semitom, tom, sustenidos e bemóis; Harmonia (intervalos, armadura de clave e o círculo de quintas, escalas maiores e menores, construindo os acordes e a progressão dos acordes) e Forma (elementos da forma, formas clássicas e formas populares).

As inscrições

Além do nome, idade, endereço, telefone e e-mail, durante o preenchimento do formulário on-line, o participante deverá relatar a disponibilidade de horário para a realização da oficina (se manhã, tarde ou noite), bem como destacar sobre a sua experiência com a música e onde a exerce. Se canta ou toca algum instrumento, qual e há quanto tempo e como descreve esta experiência numa relação de zero para nenhuma experiência até 5 pontos para experiência avançada.

O curso será presencial, seguindo os protocolos sanitários condizentes ao período pandêmico da Covid-19, com número de alunos e horário das turmas a ser definido conforme as inscrições, podendo ainda a turma ser dividida por nivelamento de conhecimentos prévios.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s