Latrinas, penicos e banheiros

Banheiros mudam vidas”. O tema de uma campanha promovida por uma fabricante de papel higiênico parece óbvio, mas chama a atenção para algo dramático em nosso país. Metade da população brasileira não tem acesso a saneamento básico e, por consequência, isso se reflete nas mazelas e doenças que surgem e matam, apesar de serem plenamente evitáveis se as pessoas tivessem acesso à água e às mínimas condições de higiene.

Um chuveiro e um vaso sanitário ajudam a mudar muitas vidas, assim como a luz elétrica, o tratamento do esgoto e destino adequado do lixo, entre outras coisas. Em um país de tantas desigualdades com um território imenso é um desafio a ser superado, em pleno século 21, por incrível que pareça.

Só quem não teve banheiro um dia na vida sabe o que isso significa. Na minha infância, vivi por um tempo em uma casa onde só tínhamos uma latrina (aquela casinha que fica na rua, nos fundos do terreno, com um buraco para fazer as necessidades). Banho, só de banheira de folha, dentro de casa, depois de aquecer algumas chaleiras de água no fogão. Até a hora de tirar a roupa, a água já estava quase fria. Isso sem falar naquela dor de barriga na madrugada que tinha que ser despachada no penico mesmo, que ficava embaixo da cama.

Lady using shampoo wash / clean her hair in a bathroom with splash shower spray water

Quando mudamos para uma nova casa, adivinhem qual o lugar mais importante, além do quarto montado só para mim? O banheiro, claro!!! Chuveiro quente, pia, vaso sanitário e, principalmente, a benção de não precisar mais enfrentar sol e chuva na rua para fazer as necessidades e nunca mais ter que usar aquele penico cor de rosa nos momentos noturnos de aperto.

Hoje, quando li o slogan da campanha desta empresa, me identifiquei com a ideia imediatamente e me solidarizei com os que ainda não conseguem ter acesso a um simples chuveiro e, suponho, ainda precisem da casinha no fundo do quintal para chamar de banheiro, quando nem banho podem tomar por falta de luz e água.

Em época de tantas facilidades, acesso e crédito rápido para tudo, falta tempo para pensar nessas pequenas grandes diferenças que mudam vidas para melhor ou para pior. A água que sai da torneira, chuveiro quente e o saneamento invisível que nos protege passam desapercebidos na rotina diária de quem, como eu e você, hoje temos tudo, principalmente saúde, graças a tudo isso.

E se banheiros mudam vidas, imaginem o que o ser humano ainda pode fazer de bom por seus semelhantes, mudando muito mais e transformando latrinas e penicos em lembranças de um passado que não deveria existir mais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s