Colecionarte abre as comemorações do aniversário de Igrejinha

Uma das mais tradicionais exposições de colecionismo do Vale do Paranhana marcou o início das programações de comemoração de 57 anos de Igrejinha. No último domingo, 16, o Colecionarte aconteceu de forma virtual e integrou a programação regional do Vale do Paranhana da Semana Nacional dos Museus. Quando era realizado de forma presencial, até 2019, chegou a receber mais de quatro mil visitantes em uma edição.

Com participação musical de Lena, vocalista da Banda 80 Bits, e a presença de dois multicolecionadores locais, Amauri Heidrich (Lamba) e Fabiano Müller, o evento uniu gerações contando experiências de busca de itens, organização, manutenção e limpeza de coleções. Atendendo os protocolos de saúde vigentes, foram gravados depoimentos prévios de cinco colecionadores que representaram todos os demais que já participaram das seis edições presenciais. Grace Rheinheimer falou em nome do Clube Filatélico e Numismático de Taquara; Gelson Weschenfelder, o “Filósofo dos Quadrinhos” mostrou seus colecionáveis; John Keer com seus artigos de Coca-Cola; mais o filaminista José Luis de Ávila e o numismata Leonardo Barcellos.

O Secretário de Turismo e Cultura, Juliano Muller, destacou a importância e o retorno cultural do evento. “Tivemos retorno muito positivo, inclusive de pessoas de outros estados, que acompanharam a live e elogiaram seu formato. Muitos nem sequer conheciam o evento presencial, porém, através de compartilhamentos e difusão pelas redes sociais, passaram a ter o sonho de conhecer e até participar do Colecionarte, quando ocorrer em modo presencial. Se por um lado, a aglomeração impede o formato tradicional, as transmissões podem propagar ações com mais abrangência e maior extensão. Fica o nosso agradecimento a todos que participaram do evento desde 2014 e o tornaram referência para o curioso e fantástico mundo do colecionismo”, destaca o secretário.

O prefeito de Igrejinha, Leandro Horlle, destaca o poder de união entre passado e presente que o evento oferece. “O Colecionarte se consagrou como um importante evento no cenário cultural local e até mesmo nacional para o colecionismo. No evento, gerações se unem para reviver o passado por meio de coleções diversas, unindo o passado e o presente. Por ser um evento já tradicional, nada melhor do que iniciar as comemorações do aniversário da cidade com ele”, complementa.

A live segue disponível para visualização integral na página do Youtube (Município de Igrejinha) e Facebook (Fundação Cultural de Igrejinha). Confira:


Igrejinha Mix 2021

O Igrejinha Mix, tradicional multifeira da cidade, ocorrerá em 2021 em dois novos formatos, respeitando todos os protocolos sanitários vigentes: presencial descentralizado e virtual. A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Igrejinha e Três Coroas organizará a feira do comércio entre seus associados e a Associação dos Moveleiros de Igrejinha (AMI) realizará a feira de móveis sob medida, enquanto a feira de Agricultura (animais, agroindústrias, artesanato e agricultura familiar) ocorrerá em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Emater/Ascar.

O evento, que marca o aniversário da cidade, acontece de 30 de maio a 12 de junho. Mais informações podem ser obtidas na página do evento do facebook.

Deixe um comentário