Hipocrisia…

– “Tira a foto, mas não publica!”

A palavra hipocrisia vem da expressão usada para se referir ao fingimento que faz parte da arte de atuar. É considerado hipócrita aquele que demonstra uma coisa quando, na realidade, pensa e sente de maneira diferente. Uma pessoa hipócrita é aquela que tem um comportamento contraditório. Exige do outro aquilo que não oferece a si mesmo, como respeito, lealdade e consideração.

O hipócrita se coloca como um ser superior, acima de todas as regras, e se sente no direito de querer ser respeitado sem respeitar. Ser hipócrita é ser incoerente em nossas palavras, pensamentos e atitudes, distante da nossa verdadeira essência.

O melhor caminho, por mais que muitas vezes seja mais longo, é o de ser a gente mesmo e arcar com as consequências disso. É preciso agir de acordo com o que a gente acredita e busca, naquilo que desejamos para a nossa vida, sempre respeitando os nossos valores, mesmo que isso faça com que a gente perca certas oportunidades. Ninguém perde por ser honesto consigo e com os outros, esse é o caminho para a tal liberdade.

A hipocrisia é uma postura a ser evitada, mas é importante dizer que todos estamos sujeitos a sermos hipócritas em algumas situações. Ao voltar a bandeira preta, por exemplo, talvez muitos de nós aceitamos o que estávamos fazendo que precisa ser modificado.

  • Se conhecer: o primeiro passo para evitar agir com hipocrisia é se autoconhecer;
  • Ter empatia pelos outros: um hipócrita nunca se coloca no lugar do outro;
  • Prezar sempre pela verdade: o fingimento pode até trazer certas vantagens no curto prazo, mas a conta da verdade sempre vem;
  • Assumir as consequências dos nossos erros: todos nós estamos sujeito a falhar e sempre há tempo para pedirmos desculpas;
  • Ir em busca das nossas próprias conquistas sem desejar o que é do outro: quem eu sou, o que eu quero, o que eu estou fazendo para conseguir e, claro, permitindo-se ser a gente mesma;
Esta foto veio como lembrança de exatamente um ano atrás, onde realizávamos o sonho de estarmos na Sapucaí dentro do Carnaval do RJ, meu marido e eu.

Podemos estar sendo hipócritas sem perceber. Eu peço desculpas pelas minhas falhas, pelos meus descuidos.

Estarmos novamente nesta bandeira preta me fez sacudir, refletir, como um balde de água fria, para repensar o que preciso melhorar e ser mais responsável, por mim, pela minha família e por você e pela sua família.

Com erros já cometidos, Muri 💛

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s