Reconhecimento estadual: Parque Alto da Pedra de Igrejinha é modelo na prevenção à Covid

O Parque Alto da Pedra de Igrejinha, administrado pelo Clube Serra Grande de Voo Livre (CSGVL), voltou a ser notícia em nível estadual. Desta vez não pela sua beleza natural e atrativos turísticos, mas pela proatividade na elaboração de estratégias contra o Coronavírus. Suas ações foram reconhecidas pelo Instituto de Pesquisa de Mercado (IPM), da Unisinos, e integram o Plano Municipal de Turismo de Igrejinha.

As iniciativas vão desde o expediente em horários reduzidos e definição de limite de visitantes até a delimitação no solo de áreas para permanência de pessoas ou grupos. Ainda, foram criados diversos pontos de distribuição de álcool em gel ao longo da montanha.

Além disso, a organização do Parque investiu na conscientização de sua equipe e turistas acerca dos riscos da pandemia. Por isso, há diversas placas instrutivas no mirante e o time também é responsável por aferir a temperatura corporal de todos que acessam o espaço, bem como por sinalizar a importância do uso de máscaras durante sua permanência no local.

Iniciativas atendem recomendações do Ministério do Turismo

As ações atendem aos padrões de protocolos do Programa Selo de Turismo Responsável, do Ministério do Turismo. Ainda, são norteadas pelo Fórum Regional de Turismo, promovido pelas Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT), uma vez que há membros em comum entre o grupo e o CSGVL.

Para o presidente do CSGVL, Carlos Petry, o trabalho no Parque é referência regional. “Nossa preocupação com a pandemia não vem de hoje, afinal fechamos ainda no primeiro trimestre de 2020 e passamos vários meses sem receber público. Neste período, sequer os atletas podiam acessar a rampa. Desde então buscamos novas alternativas e implementamos todas as ações que estão ao nosso alcance. Estamos comprometidos com o turismo responsável”, destaca.

As ações do Parque também são aprovadas pelo Município de Igrejinha. “Desde sua abertura sempre regrou o acesso e a presença de seus visitantes, mantendo-se atrativo e seguro. Esta preocupação sanitária deveria ter sido replicada em outros pontos turísticos, o que fica evidente neste momento em que cidades próximas estão fechando parques e cancelando atrações”, comenta o Secretário de Turismo, Juliano Müller.

Do cume de seus 750 metros, o Parque proporciona uma imagem incrível de toda a região. Os presentes podem curtir a natureza com estrutura que inclui área de estacionamento, banheiros, internet wi-fi e playground. Vale lembrar que são mais de 20 mil metros quadrados de área à disposição.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s