Retalhos de Cetim

“Mas chegou o carnaval
E ela não desfilou.
Eu chorei na avenida, eu chorei…”

Ressuscitei parte da letra da música “Retalhos de Cetim”, de Benito Di Paula, neste momento em que começa o Carnaval, com uma certa nostalgia, já que não haverá desfiles, nem blocos, nem trios elétricos.

Podem chorar na avenida, nas ruas, nos salões, na praia, onde for, mas nem ela nem ninguém vai desfilar. Ao menos é o que ficou estabelecido pelas autoridades em protocolos de segurança adotados agora, e mais do que necessários para tentar debelar essa pandemia.

Chegou o Carnaval, minha gente, mas sem fantasia, sem Pierrô nem Colombina, sem confetes, sem serpentinas e muito menos purpurina. Máscara pode e deve ser o único acessório indispensável nessa folia sem graça, além do álcool (em gel ou não) e dos poucos que formarão o bloco dos “Distanciados em Casa”, do qual eu faço parte um pouco contrariada, confesso, apesar de nem ser uma carnavalesca raiz.

Podem sambar nas sacadas, no pátio de casa, no quarto, na sala, na rua, na chuva, na fazenda ou numa casinha de sapé… sozinhos ou, no máximo, com os membros da sua família! Deixem para aquecer os tamborins com a galera depois da vacina. Agora, é sem ziriguidum pra não terminar bebendo, bebendo até cair numa UTI, com Covid.

Isso até pode ser tema de uma marchinha ou do próximo Hit do Carnaval nordestino, quando conseguirmos abstrair e novamente sair atrás do trio elétrico, vivos, porque só não vai quem já morreu! Enquanto isso, aguentem firmes e fortes porque nem desfile pela TV vai ter, nem destaques, nem comissão de frente, nem rainha da bateria e muito menos, para minha tristeza, a própria bateria, que é o coração de qualquer escola de samba.

Mas para que o nosso coração continue batendo até a próxima folia, pulsando no ritmo que for, fiquem em casa ou bem longe dos palhaços que se aglomeram na multidão. “Tá chegando a Hora. O dia já vem raiando, meu bem…”.

(PS: Um ano de pandemia, sem trégua. Cuidem-se! No ano que vem quero todo mundo no meu bloco, desfilando saúde e alegria!).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s