Documentário e exposição resgatam e apresentam a história do carnaval de Taquara

A história do carnaval em Taquara é o “samba-enredo” do documentário Origens do Carnaval, que será lançado na próxima terça-feira, feriado que marca a festa popular, às 19 horas, através da página no Facebook. Outra ação é uma exposição com painéis retratando este mesmo assunto que ficará em exposição para a comunidade no saguão da Prefeitura de Taquara a partir desta sexta-feira, 12, até o final de fevereiro.

As gravações do documentário são apenas orais, não têm imagens, conforme conta a produtora cultural Vanessa Sanches. “Este material faz parte do acervo de história regional do curso de História da Faccat, possibilitando, assim, a pesquisa a quem tiver interesse, tanto de acadêmicos como da comunidade em geral”, comenta. Além de Vanessa, também produziram o documentário os carnavalescos José Lopes e Maurício Sanches.

A ideia nasceu em 2017, com o cancelamento do carnaval da época por falta de Plano de Prevenção e Proteção contra Incêndios (PPCI). “Vimos a necessidade de responder o porquê dessa festividade, que antigamente era um grandioso evento, estar em decadência. Queríamos entender o porquê da sociedade criticar essa festa popular e não criticar outras, por exemplo”, comentou Vanessa. As imagens dos trabalhos retratam cenas de alegria e diversão entre famílias em comunidade, mas também traz episódios de racismo nos clubes do início do século passado.

Exposição de painéis ficará no saguão da prefeitura de Taquara até o final de fevereiro

A execução do projeto foi possível graças ao edital FAC Folclore do Governo do Estado em 2018, que permitiu aos carnavalescos realizarem a pesquisa. “Tivemos uma excelente classificação, recebendo recursos financeiros do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) para contratar pesquisadora e elaborar a exposição fotográfica e textual”, comenta Vanessa. O trabalho faz um recorte dos últimos 80 anos de carnaval em Taquara. “O documentário é um registro da pesquisa oral e fotográfica realizada durante os últimos dois anos. Servirá de material para possíveis desdobramentos de outras pesquisas”, explicou.

Haverá a possibilidade de o documentário ser exibido em salas de aula para os alunos e em espaços públicos para a comunidade. “Nossa intenção é que a nova geração conheça a história de Taquara através dos nossos antepassados, das festas, dos costumes, da tradição. Nós percebemos a importância deste projeto quando nos damos conta que a decadência do carnaval se passa pela falta de autenticidade, quando se copia carnavais de outros estados. Nos últimos três anos, quando realizamos o Carnaval Cultural de Taquara, percebemos que a identidade do carnaval taquarense é todos participando. Por isso, disponibilizar esse documentário para todos é importante”, reforçou.

Na manhã desta quinta-feita, a prefeita Sirlei Silveira recebeu o convite para assistir a produção pelo carnavalesco José Lopes, a produtora cultural Vanessa Sanches e o pequeno Vicente, filho da Vanessa, juntamente com a diretora de Cultura, Regina Valentini (foto de capa).

Mais informações sobre a pesquisa podem ser acessadas aqui.

*Fotos: Cris Vargas/Prefeitura de Taquara

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s