ESCOLHER A DIREÇÃO é o passo mais importante

“Mude, mas comece devagar, porque a DIREÇÃO é mais importante que a velocidade.”
Clarice Lispector.

É preciso lançar um olhar sobre você, sua vida e carreira, senão podemos ser levados pelo fluxo. E lá na frente nos perguntaremos: o que estou fazendo aqui mesmo? Por que demorei tanto para perceber?

Antes de tudo, ESCOLHER A DIREÇÃO, depois, os passos para chegar lá. Mas o que fazer quando se tem uma dificuldade para definir o que almeja? Como vou fazer um plano para a minha carreira se nem sei o que eu quero? É comum muitas pessoas paralisarem nesse estágio… e nisso, a vida passa.

Buscar a orientação de um profissional pode ser fundamental!

Mas eu não estou ‘perdido’. Eu sei o que quero, só não sei como chegar lá. Ok, neste caso, buscar ajuda otimiza o tempo e lhe dará mais leveza e segurança para seguir em frente.

Alguns passos importantes para escolher uma DIREÇÃO:

  • O que faz sentido nesse momento da sua vida: o que é importante para você? Autonomia, segurança, reconhecimento? Desenvolva alguns exercícios escritos para ter algumas pistas. Confira alguns exercícios disponíveis aqui no Drops, nas colunas Âncoras de carreira e Necessidades e valores;
  • Considere opções: abra o leque de possibilidades, explore as opções. Descubra tudo que puder sobre cada alternativa imaginada. Pesquise na internet, com profissionais da área;
  • Avalie prós e contras: cada opção considerada deve ir para o papel. Todas as alternativas terão seus ganhos e perdas. Importante avaliar o que vai de encontro com o seu atual momento de vida.

Este passo a passo pode ser desenvolvido sozinho ou com ajuda profissional. A principal diferença é que um profissional é uma pessoa neutra que pode examinar mais pontos através do uso de testes e outros instrumentos, o que pode te ajudar a enxergar e ampliar perspectivas, dar segurança e maior assertividade.

Aproveite para conferir a entrevista sobre carreira, quando estive, acompanhada do meu sócio César Karnal, da Consultoria Carreiras Karnal & Linden, numa entrevista com o historiador Leandro Karnal.

Acompanhe também nossos trabalhos pelo Instagram, Facebook e YouTube. Peça ajuda quando sentir necessidade. Desenvolvemos mentorias em pequenos grupos e também individuais, para planejamento da sua carreira.

Paz e bem. Abraços, Lu Linden.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s