Sob o comando de chef taquarense, Noite Portuguesa é atração em restaurante de Novo Hamburgo

Natural de Taquara, o Chef Cristiano Paiva tem como missão oferecer uma experiência diferenciada ao misturar cozinha clássica com moderna. À frente do Restaurante Evolução Gastronômica, localizado em Novo Hamburgo, o empresário buscou na sua vivência em terras lusitanas a inspiração para criar a Noite Portuguesa, servida nas sextas e sábados. Foi em Portugal que ele iniciou sua carreira na área, atuando por sete anos em diversos restaurantes de cozinha internacional em Lisboa. “Foi onde aperfeiçoei técnicas e vivenciei todo o respeito e paixão que os portugueses colocam na comida. Foi uma experiência incrível”, relembra. São aromas, cores e sabores típicos que encantam já na apresentação dos pratos e surpreendem na primeira garfada.

Ao retornar ao Brasil, o chef quis trazer um pouco da terra dos colonizadores valorizando o amplo e característico repertório da gastronomia de lá, com seus ingredientes e formas de preparo típicas. Ele pontua que, apesar da presença da colonização lusitana no Rio Grande do Sul, faltam restaurantes que explorem essa herança. “A culinária portuguesa é ancestral e é um traço marcante da cultura portuguesa, tão presente em nosso país. Além disso, nos últimos anos o brasileiro redescobriu Portugal e se encantou com sua cozinha”, declara.

Itens típicos integram o cardápio

A culinária portuguesa é simples e o foco do Evolução Gastronômica é na qualidade dos ingredientes. O bacalhau, peixe típico e maior expressão da cozinha lusitana, serve a vários preparos, tanto na brasa como no forno, em lombos, postas ou lascas, ou ainda em entradas. O azeite de oliva também é protagonista, servindo não apenas de complemento ou tempero, mas como elemento principal nas receitas. A casa utiliza o azeite de oliva extra-virgem EA, um dos melhores azeites portugueses, sempre muito fresco e aromático. Para completar, o vinho é elemento sempre presente nas mesas portuguesas. Por isso, o local conta com muitos rótulos do além-mar, como o clássico Pêra Manca, da Adega Cartuxa, muito apreciado pelo público local.

Para o Chef, o bacalhau português pode ser comparado ao charque gaúcho: uma carne salgada para ser conservada em longas viagens. Entre as principais iguarias vindas de lá, ele destaca o Vinho do Porto e o Vinho Madeira, dois exemplares típicos e só produzidos lá, o Queijo da Serra da Estrela, um queijo cremoso feito com leite de ovelha e os clássicos doces de ovos. “Portugal é cheio de surpresas e há muito a ser explorado! Trouxemos um pouquinho de toda essa história para Novo Hamburgo através do restaurante e convidamos todos a explorarem essas delícias conosco”, convida.

Sobre o Evolução Gastronômica
Inaugurado em 12 de junho de 2018, o Evolução Gastronômica é cheio de personalidade e serve sabores que conquistam os mais diversos paladares. Comandado pelo inquieto e criativo Chef Cristiano Paiva, gaúcho com ampla vivência nas cozinhas portuguesas, o espaço gastronômico já soma prêmios e tem padrão internacional. Ao meio dia, de segunda a sábado, é servido um variado Buffet Executivo, com ampla variedade de saladas e sobremesas, além de carnes e legumes assados na parrilla. Já nas noites de sextas e sábados, a Noite Portuguesa apresenta o que há de melhor na gastronomia de Portugal, além de outras opções à la carte.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s