Com participação do Senac Taquara, Senac-RS oferece cursos de qualificação gratuitos para comunidade trans

Nesta terça-feira, 26 de janeiro, às 14h30, o governo do Estado, por meio das secretarias da Cultura (Sedac) e de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) e o Senac-RS, lançam parceria com o objetivo de promover capacitação profissional de pessoas transexuais e travestis em diversas cidades do RS. O evento de lançamento ocorrerá de forma on-line, no Facebook da Sedac, e integra a programação do Janeiro Lilás – Mês da Visibilidade Trans – promovida pela Cultura.

Participam da live de lançamento a secretária Adjunta da Cultura Gabriella Meindrad, o secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Mauro Hauschild, o diretor regional de Sesc/RS e Senac-RS, José Paulo da Rosa, e a presidente do Conselho Estadual LGBT, Cleonice Araújo. O evento terá a mediação da assessora de Diversidade da Sedac, Clarissa Lima

Por meio do acordo, serão ofertadas 127 vagas distribuídas nos cursos de Design de Sobrancelhas, Informática Fundamental Office e Mobile, Preparando-se para o primeiro emprego e Preparo de Bolos e Tortas do Senac-RS (ver abaixo distribuição das vagas no Estado). A previsão é que o processo seletivo para as vagas, que terá critérios estipulados como condições socioeconômicas, inicie no mês de março, e as inscrições ocorrerão pelo site da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos.

“A oferta desses cursos vai mudar para melhor a vida de pessoas trans e travestis em situação de vulnerabilidade social no nosso Estado. Elas terão a chance  de aprender um ofício e de se inserirem no mercado de trabalho” comemora a secretária da Cultura, Beatriz Araújo. Ainda de acordo com a secretária, a parceria contribuirá para mudar o cenário em que mais de 90% da população trans só encontra trabalho no mercado informal, principalmente na prostituição – retrato da exclusão do mercado de trabalho e da grande vulnerabilidade nos níveis social e pessoal. “Essa parceria vem para garantir cidadania, respeito à diversidade e inclusão”, observa Beatriz.

Diminuir as desigualdades sociais

Para o secretário de Estado da Justiça Cidadania e Direitos Humanos, Mauro Hauschild, a parceria faz parte do processo das estratégias da pasta “para diminuir as desigualdades sociais ainda fortemente presentes na nossa sociedade, seja por questões econômicas, de gênero, de cor, de crença ou grupo social. Ações deste tipo permitirão o empoderamento dessa população, proporcionando oportunidades de emprego e autonomia financeira, com o objetivo de diminuir a limitação e o status social dessas pessoas. Todo este processo impulsiona mudanças de políticas públicas com foco nas minorias, objetivando aumentar as oportunidades e tornando as condições de vida mais igualitárias”. 

Para a assessora de Diversidade da Sedac, Clarissa Lima, “oportunizar qualificação profissional a homens e mulheres trans e travestis é uma forma de dar visibilidade, mostrar respeito e empatia a essa população que, ao longo da história, sempre foi discriminada e privada de direitos”.

Para o diretor regional do Senac-RS, José Paulo da Rosa, a qualificação profissional é um passo importante para a mudança de vida. “O Senac-RS tem como missão ‘educar para o trabalho em atividades de comércio de bens, serviços e turismo’ e também cumprimos um importante papel social ao oferecermos educação de qualidade voltada ao mercado de trabalho, especialmente para quem não teve essa oportunidade”, observa o diretor. 

Veja abaixo a lista dos cursos e as respectivas cidades:

Curso de Design de Sobrancelhas (35 vagas): Bento Gonçalves (3), Camaquã (4), Senac Centro Histórico – Porto Alegre  (9), Farroupilha (3), Novo Hamburgo (4), Pelotas (3), Taquara (6) e Tramandaí (3).  

Informática Fundamental Office Mobile (71 vagas): Cachoeira do Sul (8), Carazinho (3), Caxias do Sul (4), Erechim (5), Farroupilha (4), Gramado (4), Ijuí (3), Novo Hamburgo (4), Passo Fundo (5), Santa Maria (7), Santiago (3), Taquara (4), Senac Tech – Porto Alegre (9), Tramandaí (4), Viamão (4).  

Preparando-se para o primeiro emprego (18 vagas): Cachoeira do Sul (9), Erechim (4), Santiago (5). 

Preparo de Bolos e Tortas: Gramado (3 vagas).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s