Empresa três-coroense celebra crescimento em meio à pandemia

Na contramão da crise gerada pela pandemia mundial de coronavírus, no ano passado a RR Componentes, com sede em Três Coroas, obteve um crescimento de 61% em seu faturamento anual e aumentou cerca de 60% o número de colaboradores da empresa.

Antes da pandemia do novo coronavírus o cenário era otimista, pois o Governo do Rio Grande do Sul havia baixado impostos para o mercado interno, porém, por conta do Covid-19, a projeção positiva que havia para o 2020 teve queda de 21,8% (segundo o IBGE). As exportações também despencaram, chegando a 18,6%, o pior registro desde 1983. Até o mês de novembro do ano que passou, o setor registrou queda de 13% nos postos de trabalho.

Com a chegada da pandemia no país, assim como muitas indústrias e comércios, a RR Componentes fechou as portas logo que saíram os primeiros decretos sanitários das autoridades. No entanto, mesmo à distância, a diretoria e o setor de desenvolvimento continuaram buscando alternativas para seguir as atividades. Desta forma, procuraram empresas assim que elas retomavam as suas atividades, oferecendo seus produtos e estabelecendo parcerias.

(Reprodução Facebook)

Prosperando fora da zona de conforto

O resultado foi animador, pois muitas fábricas de componentes estavam sem insumos e mão de obra, enquanto a RR Componentes, seguindo todas as recomendações sanitárias, continuou a sua produção interna de produtos, oferecendo, inclusive, projetos personalizados e atendendo o Brasil inteiro. “Assim como a maioria dos empresários, tínhamos apenas duas escolhas: a primeira era fechar a empresa e esperar o caos passar para tentar reabrir novamente. E a segunda era nos adaptar, criar novas oportunidades e colocar o pé no acelerador. A RR apostou na segunda opção e colhemos um crescimento de 61% se comparado ao ano anterior. A pandemia nos tirou da zona de conforto, nos colocou na sala de aula novamente e nos exigiu o conhecimento do digital. Demos um grande passo na área digital por que percebemos que é uma ferramenta importantíssima na sobrevivência das empresas. As pessoas dormiram em um dia e acordaram no outro completamente diferentes”, destaca Robson Nascimento, sócio-fundador da empresa.

O cenário para 2021 é de crescimento para o setor calçadista, que é o principal nicho que a RR Componentes atende atualmente. Para a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), a projeção de produção terá crescimento de 14,1%, ante 2020, e a projeção de exportação é de 14,9%. “A RR investe pesado no desenvolvimento de novos produtos e não vai ser diferente neste ano. No final de 2020 importamos uma tecnologia que irá colocar novos produtos no mercado, produtos que só era possível importar. Isso vai nos garantir uma fatia do mercado que antes não era viável. Nossa meta de crescimento é bem ousada, mas temos a consciência que é muito possível se tivermos as estratégias bem alinhadas”, completa Robson.

Lançando tendências

Nos dias 26 e 27 de janeiro, a RR Componentes irá lançar a sua nova coleção durante o Inspiramais Digital, o 1º marketplace de soluções para moda, sustentabilidade e tecnologia. Chamada de “Elements Collection”, a nova coleção da empresa é inspirada nos quatro elementos da natureza: água, ar, terra e fogo. Uma série de lives estão programadas de 19 a 25 de janeiro no Instagram da empresa, com a participação das suas estilistas, Luciane Knorst e Ana Weide, e dos convidados Tatiana Souza e Douglas Panatta, que são designers e consultores do Inspiramais.

* Foto de Capa: Bruno Gabriel Brocker

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s