A ESCOLHA PELA PROFISSÃO – como resolver esse dilema

Hoje me dirijo aos adolescentes que vivem o dilema da Escolha Profissional para responder algumas perguntas frequentes. Essas informações podem ajudar alguém que você conhece ou você mesmo. Leia e compartilhe.

  1. É natural se sentir confuso, indeciso, ficar com dúvida sobre a Escolha Profissional?

Sim. Algumas pessoas tem mais facilidade, principalmente por ter clareza do que gostam. E também por terem feito essa reflexão por mais tempo. A maior parte dos jovens passa por esse dilema. O número de opções é imenso. Além disso, mesmo em uma era da informação, carecemos de informações em profundidade. A superficialidade das informações pode dificultar esse processo. Ex: médico faz isso, assistente social aquilo, engenheiro mecânico… Precisamos entender as diversas atividades que cada profissional está apto a fazer, pois isso pode ser determinante na hora da escolha. Cada profissional tem diversos campos de atuação, que podem ser atuações mais tradicionais ou nem tanto.

2. Tem hora certa para fazer a escolha profissional?

Não tem uma hora certa. Um número pequeno de jovens decide no final do Ensino Fundamental, mas não é o mais comum. Muitos tomam essa decisão ao longo do Ensino Médio. Outros, nos anos que seguem. Outros ainda deixarão para mais tarde. O importante é dedicar um tempo para essa reflexão, porque se você não fizer isso, o contexto vai decidir: sua família vai decidir por você, um chefe ou a própria necessidade. É muito ruim quando essa decisão não é sua.

3. O que eu devo fazer para que a escolha seja certa?

Não é mágica! Mas há um passo a passo: 1) autoconhecimento: interesses e habilidades; 2) pesquise cursos/opções alinhadas com seus interesses e habilidades; 3) junte as pecinhas desse quebra-cabeça. É provável que você encontre mais de uma opção interessante, afinal há tantas coisas legais que podem ser transformadas em trabalho. Dica de ouro: quais os elementos centrais da profissão que está pensando? (na Psicologia são ‘saúde mental, comportamento, emoções’; no Comércio Exterior são ‘relações comerciais e o contexto internacional’; na Fisioterapia ‘a saúde física, reabilitação’…); Você gostaria de trabalhar horas do seu dia com quais elementos centrais?

Para algumas pessoas é fácil fazer sua escolha sozinho, mas muitas pessoas precisam de ajuda. Busque por um profissional qualificado! Geralmente esse processo de escolha profissional é rápido e com a orientação certa pode facilitar muito a sua vida, lhe fazendo economizar anos e recursos financeiros. *Acompanhe @carreiraskarnalelinden.

A orientação de carreira feira por profissionais devidamente qualificados pode ajudar na escolha.

4. O que eu posso fazer para que a minha família me apoie?

Talvez você já saiba o que fazer, mas teme não ter o apoio da família ou já ouviu de maneira explícita que não te apoiam na sua decisão. Nenhum filho quer frustrar sua família, mas pelo contrário, quer ser apoiado e dar orgulho para os seus.

Primeiro é preciso entendermos porque esse apoio é pequeno ou inexistente.  Talvez porque é uma profissão nova que os deixa inseguros. A falta de informações sobre a profissão e suas perspectivas é o que mais atrapalha. Sabendo disso, busque informações sólidas e profundas sobre a profissão: campos de atuação, perspectivas de progresso na carreira e remuneração, seu interesse na área e possível realização… Os pais e familiares querem lhe ver feliz e realizado, então converse sobre o assunto. Se ainda assim for difícil, leve eles para conversar com um professor ou especialista da área. Busque apoio com amigos, professores e dindos – eles podem ajudar a mostrar para seus pais o quão essa escolha é importante para você.

Acompanhe @carreiraskarnalelinden e tambémo Canal no Youtube onde eu e o César Karnal compartilhamos gratuitamente dicas de carreira para você. No final desse mês de janeiro/2021 abriremos uma turma da Mentoria do Programa Minha Escolha. Fique atento!

Sucesso nas suas escolhas e um Feliz 2021!

Paz e bem, com carinho Lu Linden

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s