Turismo da Faccat apresenta Planejamento de Sistema de Trilhas: Caminhos do Paranhana

Com o objetivo de desenvolver e apresentar um projeto que auxilie o planejamento de um sistema de trilhas a serem percorridas de bicicleta, a pé, a cavalo ou de canoa, que integre os seis municípios que compõem o Vale do Paranhana e que se associe ao planejamento proposto pela Rede Brasileira de Trilhas, o curso de Turismo das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat) desenvolveu, ao longo do semestre, o projeto de extensão “Planejamento de Sistema de Trilhas: Caminhos do Paranhana”.

A iniciativa, segundo o coordenador do curso de Turismo Álvaro Machado, surgiu da necessidade de colocar os alunos em contato mais direto com o ambiente natural e compreender como a natureza, quando bem cuidada, pode se tornar um grande produto de turismo local. “O curso de Turismo da Faccat encerrou o ano apresentando um webinar sobre o projeto de extensão desenvolvido pelos alunos da disciplina de Turismo e Meio Ambiente. O exercício da atividade de extensão colocou o aluno diante da possibilidade de agir como um potencial gestor da atividade turística”, destaca.

Coordenador do curso de Turismo da Faccat, Álvaro Machado (esq.), em Parobé, na ponte da estrada velha.

No decorrer do semestre, a proposta foi ganhando forma e os espaços foram sendo selecionados e visitados. “Baseando as decisões e as escolhas nos conceitos que constituem a base do ecoturismo, foi promovido assim um planejamento sustentável do turismo, visando o planejamento de atividades de ecoturismo em áreas naturais, percorridas por trilhas de caminhada, cavalgada, cicloturismo ou canoagem”, explica o coordenador.

Machado ainda ressalta que tal planejamento é uma ferramenta que orienta o futuro profissional a perceber a visão do todo, as expectativas dos atores envolvidos e as necessidades impostas pelo planejamento sustentável do turismo.

As visitas aos locais definidos foram realizadas no final de cada mês, conforme conteúdos e atividades pré-determinadas, seguindo os cuidados necessários devido à pandemia Covid-19.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s