Selo da Cuca de Rolante atesta originalidade da receita local. Conheça algumas já certificadas

Para quem ama desfrutar de diversas opções de lazer e gastronomia, as cidades do Vale do Paranhana são um prato cheio nessa lista de coisas boas da vida. Entre elas, Rolante é uma das que se destaca, apresentando parques, cachoeiras, vinho e, principalmente, o reconhecimento de Capital Nacional da Cuca.

As cucas originais do município são produzidas e comercializadas pela Associação de Cuqueiros e Cuqueiras de Rolante (ASCUR), na Casa da Colônia. São mais de 30 tipos diferentes da iguaria, entre doces e salgadas, produzidas artesanalmente, utilizando ingredientes coloniais de boa procedência e qualidade, amassadas a mão e assadas em forno a lenha. A produção da ASCUR acontece de terça a domingo.

Buscando incentivar a produção de cucas de outros estabelecimentos locais e reforçar a imagem de Capital Nacional da Cuca, o município criou, em 2019, o Selo da Cuca de Rolante, um programa de incentivo (Lei nº 4406, de 22/10/2019) que tem por objetivo diversificar a produção semi-artesanal de cucas, oferecendo mais opções de sabores e locais de compra, garantindo a qualidade e características das cucas locais.

Através de edital, empresas locais participaram de seleção para receber o Selo da Cuca. “As empresas participantes cumpriram critérios legais de documentação, estrutura de fabricação, ingredientes e forma de produção, e foram avaliados por um grupo técnico com experiência no setor de alimentos. As que atenderam todos os critérios exigidos, receberam o direito de uso do Selo nas suas embalagens e de serem divulgadas nos materiais oficiais do município, que apresentamos à comunidade durante a abertura da 23ª Kuchenfest”, explica a turismóloga Diuly Mähler.

Agora, contaremos um pouco da história da receita de cada empreendimento, os sabores selecionados, dias de produção e contatos. Prontos para conhecer estas delícias?

  • CUCAS DO SUPERMERCADO BOHLKE

A origem da receita das cucas do Super Bohlke provêm do conhecimento de um colaborador que aprendeu com sua mãe. Segundo ele, a receita vem de muitas gerações. Era um pão doce muito saboroso feito com ingredientes simples que sempre tinham na dispensa. Os recheios nasciam muitas vezes com o que se tinha em casa no momento da produção, provenientes da horta, da lavoura, do rebanho da família. A receita é utilizada há mais de 20 anos pela empresa, mantendo a produção artesanal e garantindo um produto com as características das antigas gerações.

Cucas com o Selo da Cuca de Rolante: Simples (sem recheio); Lingüiça e requeijão; Côco; e Leite condensado e nozes

Dias de produção: Terças, quinta e sextas às 17h30. Contato: 51 3547 1362

  • CUCAS DO SUPERMERCADO REICHERT

A receita das cucas do Supermercado Reichert também é uma receita de família. A senhora Lucia Schmidt ensinou sua filha, Vera – fundadora do Super Reichert –, a fazer cuca. O mercado foi fundado em 1990, mas somente em 2010 foi instalada a padaria, momento em que passaram a fazer diversos produtos, dentre os quais a famosa “Cuca do Reichert”, produzida pelas mãos da dona Vera.  Mais tarde a receita foi passada aos padeiros que até hoje seguem a receita.

Cucas com o Selo da Cuca de Rolante: Caseira (sem recheio); Romeu e Julieta (goiabada e requeijão); Charge (chocolate meio amargo, doce de leite e amendoim); Amor Carioca (bombom amor carioca e doce de leite); Chocolate preto; Doce de Leite; Mafiosa (calabresa e requeijão); e Torresmo.

Dias de produção: Segunda a sábado às 11h30. Contato: 51 3547 1250

  • CUCAS DA PADARIA CONRAD

Em meados dos anos 2000, o senhor Clécio Conrad decidiu empreender e fundou a Padaria Conrad, trazendo de seu emprego anterior o conhecimento de várias receitas, inclusive da cuca. Essa receita vem sendo utilizada pelo estabelecimento por todos esses anos, com boa aceitação dos clientes.

Cucas com o Selo da Cuca de Rolante: Tentação (morango com chocolate).

Dias de produção: Sexta, sábado e domingo a partir das 14h. Contatos: 51 3547-1799.

  • CUCAS DA SPERAFICO PRODUTOS COLONIAIS

As cucas da Sperafico Produtos Coloniais são receita de família, ensinadas pelos pais do fundador da empresa, Sr Neri. A agroindústria, localizada no Morro Grande, produz a receita de cuca há muitos anos e, embora já tenha sido aperfeiçoada, mantém o gostinho e características de uma autêntica cuca caseira.

Cucas com o Selo da Cuca de Rolante: Cuca Sperafico Simples (sem recheio).

Dias de produção: Sábados ou por encomenda. Contatos: 51 9 9846-5089

  • CUCAS DO MOINHO SOHNE

A receita da Cuca Integral do Moinho Sohne foi elaborada para a degustação dos visitantes do moinho. Utiliza farinha de trigo 100% integral, produzida através de processo de maceração (moagem do grão inteiro do trigo, mantendo todos os ingredientes do grão: gérmen, farelo, glúten), sem o acréscimo de aditivos químicos ou conservantes.

Cucas com o Selo da Cuca de Rolante: Cuca integral Sohne (sem recheio).

Dias de produção: Somente por encomenda. Contatos: moinho@moinhosohne.com – 51 35471312 / 1000 – 51 9 9672 4060

A cuca é um dos maiores símbolos gastronômicos de Rolante, tanto que ganhou até festa própria: a Kuchenfest, evento anual que ocorre em março e atrai milhares visitantes de todas as partes do Estado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s