A expectativa que crio pelo amor e atenção daqueles que me rejeitam

No prontuário da Sinara, minha psicóloga, deve estar escrito muitas vezes a palavra expectativa.

Como é difícil para mim entender que o outro é o outro e que ele(a) não vai me tratar como eu gostaria que ele(a) me tratasse. Mesmo sabendo que é diferente da maneira como eu trato ele(a), ele(a) vai me dar o que for dele(a) e está tudo bem se não gostar de mim, mesmo eu não tendo feito nada de errado para esta pessoa.

A rejeição, para mim, é o pior sentimento experimentado na vida. E este sentimento pode ser sentido em diferentes relacionamentos: amoroso, de amizade, familiar ou até mesmo pelos colegas de trabalho.

Tudo que queremos é amar, ser amados e viver bem com quem amamos não é mesmo? Gostamos de ser aceitos e aprovados por todos e é por isso que quando aparece a rejeição, ela causa sofrimento e dor. Nos sentimos com a autoestima baixa e ficamos nos perguntando através daquela tradicional culpa que mora dentro da gente: Onde foi que eu errei? O que eu fiz de errado para esta pessoa?

Acontece que a vida passa, a gente muda e provavelmente podemos causar um impacto negativo na expectativa que aquele que está nos rejeitando criou. Desagradamos os outros, mas fizemos o que fizemos por eles ou por nós?

A rejeição deixa de doer quando a gente escolhe transformá-la, entendendo que, para nos agradar, vamos acabar desagradando as expectativas daqueles que não querem nos ver diferentes daquilo que pensaram, planejaram ou sonharam para a gente. Para muitos pode ser amor, proteção ou medo de sair do conforto e do controle deles.

Que a gente respeite o que o outro está sentindo e que possamos entender que o problema está nele e não em nós. Quem não fica feliz com a felicidade do outro é porque está preocupado com o
que pensa e acredita para a vida dos outros, e está longe da sua própria felicidade.

Ah! E que a gente sempre lembre de: dar retornos, dar respostas, agradecer, dar feedback para as mensagens e cumprir horários marcados (porque isso também pode trazer sentimento de rejeição daquele que te espera).

Com carinho, Muri Coach

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s