Circuito RS Criativo traz novo ciclo de capacitação gratuita para os empreendedores criativos do Estado

Oficinas, cursos e um ciclo de mentorias voltados ao fortalecimento de cadeias e arranjos produtivos intensivos do setor criativo integram a programação do Circuito RS Criativo. O programa da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), viabilizado em parceria com Banrisul, Feevale, Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) e Ministério do Turismo ocorre entre os meses de outubro e dezembro.

Em 2020, o programa completou um ano de fomento à economia criativa gaúcha. Considerado pilar estratégico para impulsionar a economia da cultura sul-rio-grandense, o programa da Sedac, em 2019, selecionou 17 empreendimentos que participaram do I Ciclo de Residência, oportunizando a 4 mil empreendedores mais de 700 horas de mentorias e capacitações.

Confira a programação:

Webinars

27 de outubro, às 17hfanpage do RS Criativo
A importância da economia criativa para o Estado do RS
Com início previsto para o final de outubro, a programação do Circuito terá como sua primeira atividade um webinar que abordará a importância da economia criativa para o Rio Grande do Sul, a partir das pesquisas sobre o impacto da Covid-19 no setor criativo realizadas pela Feevale e a pesquisa realizada com apoio da UNESCO Brasil, SESC Nacional, FFLCH USP, Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes de Cultura e 13 secretarias de Estado de Cultura do Brasil. O encontro contará com a presença de Cristiano Max, pesquisador e coordenador do Mestrado em Indústrias Criativas da Universidade Feevale e de André Lira, consultor de Negócios e Inovação nos setores da economia criativa, músico e produtor cultural da CULTIVE e mediação de Carolina Maia, coordenadora do programa RS CRIATIVO da Sedac.

12 de novembro às 14hplataforma Webex Cisco
Colaboração, Compartilhamento e Criatividade como Estratégias para Desenvolvimento dos Territórios
O segundo Webinar terá como tema “Colaboração, Compartilhamento e Criatividade como Estratégias para Desenvolvimento dos Territórios”. André Lira irá apresentar e analisar casos que exemplifiquem como a implementação de processos coletivos e colaborativos podem potencializar o ecossistema criativo. Inscrições gratuitas e vagas limitadas.

Cursos

Cursos e oficinas para empreendedores criativos, inscrições gratuitas e vagas limitadas no site da Sedac/RSCRIATIVO.

Curso de Processo Criativo – O Valor das Ideias
Sem prazo, sem verba, mas com ideia
Dia 29/10 – 19h
Ministrante: Clube de Criação RS – Cado Bottega, William Mallet, Alessandro Lages Carlucci e Dreyson Queiroz

Curso “O papel da criatividade e da comunicação e a criatividade como processo constante e transversal nos negócios criativos”
Dia 05/11 – 17h às 20h
Ministrantes: André Conti Silva (professor da Feevale) + John (Empreendedor da empresa Marke do Feevale Techpark) + Camila Ferrarelli (Mestranda em Indústria Criativa pela Feevale)

Curso offline “Primeiros passos para aprender a criar layouts com o CANVA!
Ministrante: Thaís Franco
Disponível no site https://cultura.rs.gov.br/o-programa,  em 30 de outubro.

Curso “Sustentabilidade financeira no contexto da economia criativa. Tendências e possibilidades de acesso a recursos para o setor criativo no “novo normal”
Dia: 17/11 – 17h às 20h
Ministrantes: Manuela Bruxel (Coordenadora do Núcleo de Projetos de Inovação) + Sergio Finger  (Empreendedor da empresa Trashin no Feevale Techpark)+ Alex Lassakoski (Mestrando em Indústria Criativa pela Feevale)

Ciclo de Mentorias Temáticas

Serão oferecidas mentorias temáticas especializadas para empreendedores criativos. Inscrições gratuitas e vagas limitadas no site da Sedac/RSCRIATIVO.

Dia 24/11- 15h às 17h
Financeira – com Mauro Negruni (Mestre em Economia Criativa pela Feevale) e Dusan Schreibeir (Professor da Feevale)

Dia 26/11 – 15h às 17h
Marketing/ Comunicação – com Émerson/ Tarcísio (Mestrandos em Economia Criativa e empreendedores do Feevale Techpark) e Vanessa Valiatti (Professora da Feevale)

Dia 01/12 – 15h às 17h
Modelagem de negócios e processos – com Bruna Haubert (Mestre em Economia Criativa pela Feevale) e Gustavo Piardi (Coordenador do Feevale Techpark)

Dia 8/12 – 15h às 17h
Tecnologia – com Vinícius Vellar, Lucas Pereira (Mestres em Economia Criativa pela Feevale) e Marta Bez (Professora da Feevale)

Dia 15/12 – 15h às 17h
Empreendedorismo – com Lenice Scarpato (Mestre em Economia Criativa pela Feevale) e Vânia Bessi (Professora da Feevale)

Entende-se por economia criativa o conjunto de negócios baseados no capital intelectual e cultural e na criatividade que gera valor econômico. Pesquisa desenvolvida pelo Departamento de Economia e Estatística (DEE/Seplag), divulgada em dezembro de 2019, aponta que o setor da economia criativa do Estado é responsável por 130 mil empregos formais – ultrapassando segmentos como o da indústria calçadista e automobilística, movimentando 4% do PIB gaúcho. O RS registra mais de 48 mil microempreendedores que atuam em áreas como publicidade, artes visuais, literatura, música, audiovisual, ensino da cultura, design, moda, entre outras.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s