Oficinas, cursos e um ciclo de mentorias voltados ao fortalecimento de cadeias e arranjos produtivos intensivos do setor criativo integram a programação do Circuito RS Criativo. O programa da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), viabilizado em parceria com Banrisul, Feevale, Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) e Ministério do Turismo ocorre entre os meses de outubro e dezembro.
Em 2020, o programa completou um ano de fomento à economia criativa gaúcha. Considerado pilar estratégico para impulsionar a economia da cultura sul-rio-grandense, o programa da Sedac, em 2019, selecionou 17 empreendimentos que participaram do I Ciclo de Residência, oportunizando a 4 mil empreendedores mais de 700 horas de mentorias e capacitações.
Confira a programação:
Webinars
27 de outubro, às 17h – fanpage do RS Criativo
“A importância da economia criativa para o Estado do RS“
Com início previsto para o final de outubro, a programação do Circuito terá como sua primeira atividade um webinar que abordará a importância da economia criativa para o Rio Grande do Sul, a partir das pesquisas sobre o impacto da Covid-19 no setor criativo realizadas pela Feevale e a pesquisa realizada com apoio da UNESCO Brasil, SESC Nacional, FFLCH USP, Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes de Cultura e 13 secretarias de Estado de Cultura do Brasil. O encontro contará com a presença de Cristiano Max, pesquisador e coordenador do Mestrado em Indústrias Criativas da Universidade Feevale e de André Lira, consultor de Negócios e Inovação nos setores da economia criativa, músico e produtor cultural da CULTIVE e mediação de Carolina Maia, coordenadora do programa RS CRIATIVO da Sedac.
12 de novembro às 14h – plataforma Webex Cisco
“Colaboração, Compartilhamento e Criatividade como Estratégias para Desenvolvimento dos Territórios“
O segundo Webinar terá como tema “Colaboração, Compartilhamento e Criatividade como Estratégias para Desenvolvimento dos Territórios”. André Lira irá apresentar e analisar casos que exemplifiquem como a implementação de processos coletivos e colaborativos podem potencializar o ecossistema criativo. Inscrições gratuitas e vagas limitadas.

Cursos
Cursos e oficinas para empreendedores criativos, inscrições gratuitas e vagas limitadas no site da Sedac/RSCRIATIVO.
Curso de Processo Criativo – O Valor das Ideias
Sem prazo, sem verba, mas com ideia
Dia 29/10 – 19h
Ministrante: Clube de Criação RS – Cado Bottega, William Mallet, Alessandro Lages Carlucci e Dreyson Queiroz
Curso “O papel da criatividade e da comunicação e a criatividade como processo constante e transversal nos negócios criativos”
Dia 05/11 – 17h às 20h
Ministrantes: André Conti Silva (professor da Feevale) + John (Empreendedor da empresa Marke do Feevale Techpark) + Camila Ferrarelli (Mestranda em Indústria Criativa pela Feevale)
Curso offline “Primeiros passos para aprender a criar layouts com o CANVA!
”Ministrante: Thaís Franco
Disponível no site https://cultura.rs.gov.br/o-programa, em 30 de outubro.
Curso “Sustentabilidade financeira no contexto da economia criativa. Tendências e possibilidades de acesso a recursos para o setor criativo no “novo normal”
Dia: 17/11 – 17h às 20h
Ministrantes: Manuela Bruxel (Coordenadora do Núcleo de Projetos de Inovação) + Sergio Finger (Empreendedor da empresa Trashin no Feevale Techpark)+ Alex Lassakoski (Mestrando em Indústria Criativa pela Feevale)
Ciclo de Mentorias Temáticas
Serão oferecidas mentorias temáticas especializadas para empreendedores criativos. Inscrições gratuitas e vagas limitadas no site da Sedac/RSCRIATIVO.
Dia 24/11- 15h às 17h
Financeira – com Mauro Negruni (Mestre em Economia Criativa pela Feevale) e Dusan Schreibeir (Professor da Feevale)
Dia 26/11 – 15h às 17h
Marketing/ Comunicação – com Émerson/ Tarcísio (Mestrandos em Economia Criativa e empreendedores do Feevale Techpark) e Vanessa Valiatti (Professora da Feevale)
Dia 01/12 – 15h às 17h
Modelagem de negócios e processos – com Bruna Haubert (Mestre em Economia Criativa pela Feevale) e Gustavo Piardi (Coordenador do Feevale Techpark)
Dia 8/12 – 15h às 17h
Tecnologia – com Vinícius Vellar, Lucas Pereira (Mestres em Economia Criativa pela Feevale) e Marta Bez (Professora da Feevale)
Dia 15/12 – 15h às 17h
Empreendedorismo – com Lenice Scarpato (Mestre em Economia Criativa pela Feevale) e Vânia Bessi (Professora da Feevale)

Entende-se por economia criativa o conjunto de negócios baseados no capital intelectual e cultural e na criatividade que gera valor econômico. Pesquisa desenvolvida pelo Departamento de Economia e Estatística (DEE/Seplag), divulgada em dezembro de 2019, aponta que o setor da economia criativa do Estado é responsável por 130 mil empregos formais – ultrapassando segmentos como o da indústria calçadista e automobilística, movimentando 4% do PIB gaúcho. O RS registra mais de 48 mil microempreendedores que atuam em áreas como publicidade, artes visuais, literatura, música, audiovisual, ensino da cultura, design, moda, entre outras.