Aulão da Escolha Profissional: o vestibular e a escolha do curso

Hoje o conteúdo deste texto é direcionado principalmente para quem está no dilema de fazer sua escolha de curso para a faculdade. É muito comum surgirem dúvidas neste momento, por se tratar de uma decisão importante – a primeira grande decisão profissional e de carreira.

Para a construção deste texto de hoje convidei meu amigo e também orientador de carreira, Psicólogo César Karnal para juntos compormos nossa mensagem. Queremos explicar as razões das dúvidas e também lhe fazer um convite para participar de um evento que acontecerá nos próximos dias.

A palavra vestibular tem sua origem no termo vestíbulo, um espaço na entrada da casa onde as pessoas deixam algumas roupas antes de entrarem realmente dentro da casa. Um espaço para preparação e transição, assim como o vestibular. 

Momentos de transição costumam ser difíceis. Por exemplo, o primeiro dia na educação infantil, a mudança do ensino fundamental para o ensino médio, mudanças de escola, um novo emprego, um novo relacionamento afetivo… Podemos dizer que estes momentos são caracterizados por crises que nos exigem uma adaptação e que são muito importantes para o nosso desenvolvimento. O problema dessas crises, incluindo a véspera do vestibular, é que podem ser tão intensas que nos paralisem. 

Encerrar o ensino médio e aguardar o vestibular é um momento de transição. É deixar a escola no retrovisor e mirar para a frente. A escola é um espaço conhecido, seguro e com amigos. Já o vestibular e a faculdade significam o desconhecido. Não apenas o espaço físico, mas o futuro profissional, pois para muitos esse futuro não está claro. 

Alguns jovens estudam 10 ou 12 anos na mesma escola e a conhecem como a palma da mão, tanto o espaço físico como o espaço relacional, sabem com quem contar em diferentes situações. Felizmente as universidades proporcionam visitas regulares para jovens do ensino médio (presenciais e virtuais), além de feiras com alunos e professores que esclarecem dúvidas sobre os cursos. Mas nem sempre isso é suficiente.

A transição é vivenciada em ritmos diferentes para cada um! Então é importante lembrar de dois pontos:

  1. Não se compare com os outros, pois cada um tem o seu ritmo. Nunca esqueça isso!
  2. Cada um de nós já sobreviveu a transições anteriores. E vamos passar por isso também!

Pensando em colaborar para esse momento de escolha que no próximo dia 07 de outubro será realizado o AULÃO DA ESCOLHA PROFISSIONAL (on-line e gratuito) para jovens de regiões diversas do Brasil, onde nós faremos uma fala sobre esse momento de transição. Na ocasião vamos trazer um passo a passo para facilitar essa tomada de decisão, além de tirar dúvidas. Será um momento muito especial, onde vamos conversar sobre o que de melhor nós sabemos fazer – orientar jovens no seu desenvolvimento de carreira!

É com alegria que te convidamos para esse momento! E pedimos a tua ajuda para também convidar seus colegas e amigos que podem se beneficiar desse importante projeto. Inscreva-se clicando aqui.

Forte abraço, nos vemos na quarta 07/10/20, às 19h.

Luciane Linden e César Karnal – Psicólogos Orientadores de Carreira 

Nos acompanhe também nas redes sociais Instagram e Facebook, e também no YouTube.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s