O verão sempre vai voltar…

Tradicionalmente, a chegada da primavera prenuncia, além do colorido das flores, nossa tradicional Oktoberfest de Igrejinha. Nesse ano cheio de reviravoltas que está sendo 2020, pela primeira vez, desde 1988, não teremos a grande festa de outubro no formato tradicional.

É fato que nos adaptamos ao momento, pensando sempre no nosso visitante, no morador da nossa região, no nosso voluntário. Apesar da pandemia, as ruas de Igrejinha estão coloridas sim, a Oktoberfest de Igrejinha vai ocorrer em um formato inédito, com a certeza de que o espírito que preserva a cultura alemã e que espalha o sentimento de voluntariado está presente no coração de quem ama nossa festa.

Além do colorido da decoração que remete às origens alemãs, vários outros elementos visuais ou sonoros acabam despertando nossas memórias afetivas, trazendo lembranças de comemoração, de brindes, de famílias e amigos reunidos, das “aglomerações”. A música tema da Oktoberfest de Igrejinha, “O Verão sempre vai voltar”, ou “Der Sommer Komt Immer Weider”, é uma melodia que automaticamente nos remete à alegria dos nossos desfiles temáticos, aos copos cheios de chope (ou vazios, com muita comemoração), ao trabalho intenso dos voluntários, tanto o trabalho visível quanto o dos bastidores.

Escutar “O Verão sempre vai voltar” é reconhecer um trabalho voluntário que começou em 1988, na pequena mas notável e inovadora Igrejinha, e que desde então leva esse belíssimo trabalho de solidariedade para todo o Brasil, com reconhecimento pela união e desprendimento do povo do Vale do Paranhana.

A melodia instrumental, sem palavras, é uma catalisadora de emoções, de paz, de equilíbrio. Ouvir a música, para quem é voluntário ou simplesmente ama a Oktoberfest de Igrejinha, é marejar os olhos de emoção, é embargar a voz, seja pela emoção de estar com quem ama e estima ou pelo fato de ver um trabalho de 3.000 voluntários se transformar em alegria, em retorno à comunidade ou simplesmente no sentimento de trabalho bem feito.

Não é apenas um canto, uma música, uma composição melodiosa. Representa muito mais. Representa trabalho ininterrupto, dedicação, às vezes dúvidas, mas sempre a certeza de estarmos fazendo o nosso melhor, muito cientes de nossas responsabilidades mas, sobretudo, de nossas capacidades.

Em poucos dias estaremos no mês de outubro, o mês da Oktoberfest de Igrejinha, essa festa que é um caldeirão de emoções, de conquistas, de desafios e de inovação. Uma festa que acontece em outubro, mês da primavera. Uma festa que tem por música tema uma melodia que fala que “O Verão sempre vai voltar”. Uma festa que ocorre nas quatro estações, com o trabalho voluntário que nunca para, seja planejando e organizando ou nos corações de quem ansiosamente aguarda os primeiros acordes das nossas bandinhas alemãs.

Sim, a melodia que nos identifica como “Oktoberfesteiros” afirma que “O Verão sempre vai voltar”. Talvez porque as estações do ano, invariavelmente, vão e vem, sempre fechando e começando ciclos, sempre trazendo consigo suas oportunidades, suas possibilidades, suas “tradições” e encontros.

Tal qual as estações do ano, a Oktoberfest de Igrejinha também sempre volta, num ciclo contínuo que se retroalimenta. “O Verão sempre vai voltar” também pode sugerir esperança, pelo sentimento de expectativa, de espera, até mesmo de certeza. A Oktoberfest de Igrejinha sempre vai voltar, tal qual a doce e contagiante melodia. A Oktoberfest de Igrejinha sempre trará consigo esperança e, mais do que isso, realização.

Em Igrejinha, em outubro, em qualquer mês do ano, em qualquer verão ou primavera, esse sentimento de pertencer e amar a Maior Festa Comunitária do País estará conosco. Sempre carregaremos a esperança que a Oktober voltará. Provando que somos capazes, que realizamos, que choramos, que nos cansamos às vezes mas sempre nos superamos. Com a certeza de que a esperança, o trabalho voluntário, a alegria, de que fazer o bem faz bem, de que todos esses sentimentos bons estarão sempre conosco, e sempre voltarão, em outubro ou em qualquer estação, para viver intensamente nossa Oktoberfest de Igrejinha, uma festa que é, ao mesmo tempo, razão e emoção!

*Fotos da Oktoberfest de Igrejinha: Juliano Arnold

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s