Historiador Ademir Rost lança livro sobre a história de Rolante em live nesta quinta-feira

Tão importante quanto preservar a história é eternizá-la de forma que não fique apenas no imaginário e que não se perca com o tempo. De encontro a isso, Rolante dá um importante passo. Através das mãos, pesquisas e olhar atento do historiador Ademir Jair Rost, o município tem seus momentos contados através do livro “Tópicos da História de Rolante”, que será lançado nesta quinta-feira, 27. O que se consolida agora como publicação é resultado de algo que começou há mais de 40 anos quando Ademir, então estudante do curso de História, na Unisinos, fez uma ampla pesquisa sobre a cidade para o seu trabalho de conclusão de curso (TCC). “Digo que em 1975 nasceu o embrião do que hoje se tornou um livro. Mesmo que tenha ficado quatro décadas parado, agora ele se torna uma bonita realidade, que vai ficar para as pessoas saberem sobre o que aconteceu”, comemora o escritor.

Nos últimos meses, Ademir se dedicou a dar uma cara nova à pesquisa e efetivá-la como uma importante fonte de pesquisa. A publicação a ser lançada recebeu atualizações, com revisão e ajustes. Em 195 páginas são retratados momentos que datam de 1737, da fase inicial ligada ao tropeirismo, destaque para a chegada dos imigrantes alemães e a passagem de tropas da Guerra dos Farrapos, assim como a emancipação do Distrito e as dificuldades iniciais no desenvolvimento do novo município. Ele lembra que, na época de sua pesquisa, pouco havia sobre a história de Rolante em livros ou artigos. “Além da biblioteca, a pesquisa se deu muito em arquivos públicos e sacristias de igrejas. Era necessário descobrir as informações, desbravar e associá-las para compreender os fatos”, explica.

Sempre parte de sua vida

Tanto a pesquisa em história quanto Rolante sempre foram muito presentes em sua vida. A primeira, área de sua formação e grande paixão,  lhe oportunizou fazer importantes pesquisas. Ademir tem participação em publicações sobre a história de Santa Maria do Herval e de Ivoti, sendo esta segunda o local em que viveu por mais de 40 anos. Quanto à Rolante, sua cidade natal, ele saiu aos 11 anos e há três retornou para viver no interior. Mesmo tantos anos afastado, nunca perdeu o contato, as raízes e o orgulho de ser de onde é. Agora, aos 73 anos, ele realiza o grande feito de publicar a obra sobre o seu lugar. “Rolante tem uma história muito rica e instigante. É uma contribuição histórica, que fala do nosso passado mas fica para o futuro. É muito prazeroso fazer esse tipo de trabalho e uma alegria publicar. Espero que muitas pessoas tenham acesso”, declara.

O lançamento

O livro tornou-se realidade a partir de aprovação em projeto selecionado para receber subsídio do Fundo Municipal de Cultura de Rolante. O lançamento acontece nesta quinta-feira, 27, às 20h, com live na página dos Eventos Culturais de Rolante no Facebook. Inicialmente, o “Tópicos da História de Rolante” será comercializado em livrarias e espaços comerciais do município, além de poder ser solicitado ao autor e enviado via correio.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s