Atendendo a um convite da Associação de Amigos da Oktoberfest de Igrejinha (Amifest), as candidatas a soberanas da 33ª Oktoberfest de Igrejinha farão, no dia 12 de junho, uma demonstração de amor ao próximo. Com um ônibus cedido pelo Hospital Bom Pastor (HBP) de Igrejinha, elas vão ir, acompanhadas de integrantes da Amifest, até o Hemocentro de Porto Alegre, para realizar doação de sangue, dando mais um exemplo com ato de solidariedade ao próximo em meio ao período de pandemia do novo coronavírus.
O desejo pela doação de sangue partiu das próprias candidatas, a partir de reuniões virtuais organizadas por elas. Alegaram que este é um projeto que simboliza exatamente aquilo que elas sentem em relação à festa, “de poder dar o sangue para que tudo possa acontecer da melhor forma possível”. Ainda enfatizaram que este é um momento que exige a contribuição de todos da sociedade e nada melhor do que esta doação para representar este espírito.
Liege Brussius, diretora artístico-cultural da Amifest, destaca que a ação das candidatas surgiu a partir de um convite feito a todas as comissões e às pessoas que estão ligadas à Oktoberfest. “Também estendemos este convite para as candidatas e ficamos muito felizes com a adesão”, conta. Devido a atual situação, as candidatas estão recebendo algumas atividades à distância, para que mantenham a ligação com a Oktoberfest. “A ação social também é uma forma de mobilizá-las neste momento em que não podemos avançar nos ensaios do workshop, porém mantemos todas ativas dentro da festa e das ações que estão sendo realizadas neste momento”, ressalta Liege.
O que dizem as candidatas
Adriana Andréia Flesch

“A doação de sangue, nossa ação. Ela é muito importante, pois salva muitas vidas e é algo pouco falado neste momento de pandemia, algo que é usado praticamente todos os dias. Muitas pessoas só sabem o quanto é importante quando precisam. A doação de sangue é necessária para muitos casos. Com tudo isso diminuiu muito essa ação e queremos relembrar a importância que ela tem e como faz falta neste momento.”
Arielly de Farias Zorn

“Esse gesto de doar sangue, pra mim, significa muito mais do que simplesmente ir lá e doar. Acho que, de certa forma, estamos doando muito mais que sangue, mas sim, vida, para aqueles que precisam. É um gesto simples, mas que ajuda muitas pessoas, de certa forma, a serem melhores e a ficarem melhores. Traz vidas, traz alegrias…”
Bruna de Oliveira

“Doar sangue é a possibilidade de salvar uma vida, é como ajudar alguém a realizar um sonho, é salvar o amor da vida de alguém. Este ano nosso tema é ‘Fazer o bem, faz bem’ e, nos últimos dias, devido à pandemia do novo coronavírus, diminuiu ainda mais a quantidade de doações. Foi quando conversamos e decidimos realizar esta ação, doar sangue, fazer o bem para alguém.”
Carine Godinho da Silva

“Para mim, o gesto de doar sangue significa fazer o bem, com um dos gestos mais bonitos de amor ao próximo, que é de retirar o sangue de nós mesmos e doar. Significa salvar vidas com nossas próprias vidas.”
Fabiane Schröer

“Com um simples gesto em um momento tão difícil de pandemia, estamos salvando vidas!”
Gabriela Andressa Jacobus

“Doar sangue é um ato de solidariedade! Sabemos que em virtude da pandemia o estoque de sangue dos hemocentros está baixo e, pensando nisso, com muito carinho, elaboramos essa ação. Através dela, podemos fazer o bem e salvar vidas! É importante que todos entendam que muitas pessoas precisam de doações de sangue e que nada pode substituí-lo.”
Jenifer Medina Spiecker

“Para mim a nossa ação é muito válida e linda. Precisamos ter saúde para lutar e buscar as demais coisas na vida. Doar sangue significa isso, dar a oportunidade da vida e da saúde às pessoas que precisam.”
Maiara Leticia Farias Schwertz

“Doar é amor e reciprocidade. É um ato voluntário que fazemos sem esperar nada em troca e isso nos faz feliz. Doar transforma vidas e é uma forma de dizer ‘eu tenho esperança em um mundo melhor e igual para todos’.”
Nadine Nantal

“A doação de sangue, além de ajudar a salvar vidas, ajuda os profissionais da saúde a fazerem seu importante trabalho. Trabalho esse que estamos valorizando cada vez mais na situação atual. Por isso, doar sangue é um gesto de empatia e valorização da vida!”
Tainara Amanda Ayres

“Para mim, doar sangue é um ato de amor e generosidade ao próximo, que traz muita esperança a quem mais precisa. Fico muito contente e orgulhosa em fazer parte desta ação. Mais uma vez a Oktoberfest nos mostrando que fazer o bem faz bem e que podemos fazer isso de várias maneiras!”
Thais Chaiane Volz Wiebling

“Quando as meninas deram a ideia de fazer a doação de sangue, pois os estoques nos hospitais estavam baixos devido à pandemia do Covid-19, achei incrível! Será minha primeira coleta e, saber que estou ajudando alguém com um gesto tão lindo e de amor ao próximo (mesmo sem saber a quem), me faz viver o lema da 33ª Oktoberfest, onde ‘Fazer o Bem, Faz bem’”
A grande ação
No último sábado, 30 de maio, a Amifest deu início à “Grande Ação”. Nesta primeira etapa do projeto foram arrecadados alimentos, agasalhos e equipamentos de proteção individual. Para o próximo sábado, 6 de junho, o convite é estendido aos três mil voluntários que organizam anualmente a festa, para que todos doem leite. A arrecadação acontecerá das 14 às 16 horas, junto ao Parque de Eventos Almiro Grings (Parque da Oktoberfest). A ideia é arrecadar mais de três mil litros de leite, simbolizando a doação de cada voluntário ao próximo. Todos os cuidados sanitários, como o uso de máscara e ações de higienização, deverão ser observados no momento da arrecadação.

*Fotos: Juliano Arnold