A Secretaria de Saúde de Parobé iniciou uma campanha para promover o cadastramento de doadores sangue na cidade. Essas doações servirão para abastecer o banco de sangue do Hospital São Francisco de Assis (HSFA) e de todo o estado. Na última sexta-feira, 15, acerca de 30 pessoas participaram da primeira ação da campanha.
Para as doações, a administração municipal cede um ônibus para o transporte dos voluntários, até o Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. A Ação deve ocorrer em média uma vez por mês. Neste momento, devido à pandemia do novo coronavírus, o transporte segue todos os protocolos de segurança para a proteção e manutenção do bem-estar tanto de doadores, quanto de funcionários envolvidos na campanha, incluindo o uso obrigatório de máscaras de proteção por todos.
Como participar
Para participar, basta entrar em contato pelo WhatsApp, no número 51 9265.8679, fornecendo nome completo e número de um documento de identidade. Também é preciso que o doador atenda às seguintes condições básicas:
- Estar em boas condições de saúde;
- ️Apresentar documento oficial de identidade com foto;
- Ter idade entre 16 e 69 anos. Os candidatos a doadores com menos de 18 anos deverão estar acompanhados pelos pais ou por responsável legal;
- ️O limite de idade para a primeira doação é de 60 anos;
- ️Pesar, no mínimo, 50 Kg;
- ️Estar bem alimentado, evitando alimentação gordurosa;
- Ter dormido pelo menos 6 horas antes da doação;
- Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação. Apenas uma pequena quantidade é permitida nas últimas 24 horas;
- Não fumar, por pelo menos duas horas antes da doação;
Outros critérios para doação serão verificados na entrevista de triagem.