Há poucos dias o terceiro lançamento da Tai Editora, localizada em Taquara, chegou na Amazon, uma das maiores empresas do mundo. Pois o álbum em questão é “Crazy Jack – A Saga do Fantasma“, dos argentinos Manuel Morini e Rubén Meriggi (1959 – 2018), que é o primeiro de uma nova iniciativa da Tai no mercado editorial brasileiro, publicando obras da Argentina. A publicação não é a estreia da editora que, em 2019, trouxe de volta ao Brasil o artista italiano Magnus (1939 – 1996), com seu polêmico personagem Necron.

A Tai Editora é comandada pela jornalista e publicitária Taína Lauck e pelo editor e designer Rodrigo Viegas. A dupla atua ainda no segmento de marketing e publicidade em Taquara e região.
Nos últimos dois anos, a Tai vem se dedicando a outros projetos fora do mercado tradicional da publicidade, como a publicação de livros e quadrinhos. Além de Necron e Crazy Jack, outro livro que está chegando pela Tai é “Cazador Sagas – Viagens Inesperadas“, com um dos personagens mais populares da Argentina nos anos 90, El Cazador, criado por Jorge Lucas.
Além do Rio Grande do Sul ser berço de quadrinistas de projeção nacional e internacional como Rafael Grampá, Allan Sieber, entre outros, o Estado também conta com o exemplo da L&PM, casa editorial que, há mais de 40 anos, faz circular nomes do underground e do mainstream das HQ’s nacionais e internacionais. Magnus, por exemplo, foi publicado pela L&PM no final dos anos 80. Três décadas depois, Magnus Necron ressurgiu no país por iniciativa dos dois taquarenses da Tai Editora.
A distância das principais capitais do país segue apontada com a grande dificuldade dos editores. No entanto, para as ambições da Tai, nada disso assusta. “Quero publicar coisas de que gostamos e nos identificamos, que fazem falta no nosso mercado. São projetos com frescor e romantismo na sua execução, de quem é apaixonado pelo que faz”, explica Taína.
A comunidade de leitores da região comemora o romantismo dessa empreendedora. Principalmente num segmento que se encontra em constante declínio em nosso país: cultura.
[…] de Taína Lauck e Rodrigo Viegas (diretores da Tai Editora), sobre financiamento público de livros […]
CurtirCurtir
[…] revista digital aborda também a economia criativa, contando um pouco da história da Tai Editora, que, desde 2019, vem se destacando no segmento de Histórias em Quadrinhos (HQs), trazendo ao […]
CurtirCurtir