Associação oferece consultoria on-line gratuita para micro e pequenas empresas

A Plano 1 Consultoria Júnior, associação civil sem fins lucrativos, administrada por acadêmicos e graduados da Universidade Feevale, com suporte de professores, está oferecendo consultoria on-line gratuita para micro e pequenas empresas. Os interessados podem entrar em contato pelo e-mail plano1@feevale.br.

Com todo este cenário de incertezas, Nicole Silva Leites e Daniele Bohn Gluck Ludke, que integram a diretoria da Plano 1, dão dicas para o enfrentamento da crise causada pela pandemia do novo coronavírus:

  • Realize a organização financeira da empresa: Nesse momento, é primordial que o empreendedor organize suas finanças, principalmente separando suas despesas pessoais das contas da empresa, para que possa visualizar sua real situação.
  • Projete os gastos para os próximos dois ou três meses: Outro passo importante é colocar em uma planilha todos os gastos que o empreendedor terá pela frente, divididos por categoria e prazo. Assim, será possível destacar gastos que possam ser realocados, dispensados ou, ainda, renegociados. As empresas que estão trabalhando no formato home office, por exemplo, poderão economizar em despesas de infraestrutura, como água e luz, e podem solicitar a interrupção temporária dos serviços de internet por até 120 dias, evitando um gasto desnecessário.
  • Negocie prazos e condições com fornecedores e instituições financeiras em caso de dívidas: O empreendedor também deve evitar dívidas e atrasos de pagamentos por conta da ausência de faturamento. Sempre que possível, deve buscar formas de postergar os vencimentos, até que consiga se reorganizar financeiramente.
  • Fique atento às atualizações do governo por conta da pandemia: Diariamente estão sendo tomadas medidas para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus e, entre essas medidas, estão alterações na legislação, com decretos e normas que muitas vezes se aplicam às empresas. Além disso, estão sendo oferecidos benefícios, como o adiamento do pagamento de tributos e a oferta de linhas de crédito, para que as empresas possam sobreviver e manter o máximo de empregos nesse momento. Também há novas medidas trabalhistas sendo propostas para evitar demissões ou fechamento de empresas.
  • Seja inovador: Uma das principais características dos empreendedores é a inovação. Essa é a hora de instigar a criatividade e colocar em prática novas ideias para o seu negócio, seja pela divulgação nas redes sociais, interações com o público, novas formas de comercialização e oferta dos seus produtos e serviços, ou, ainda, buscando parceria com fornecedores, prestadores de serviços e entregadores, entre outros.

Plano-1

Dicas para organização financeira em tempos de crise:

– Faça um levantamento da situação atual do seu negócio nesse cenário de crise.
– Estabeleça metas e objetivos para os próximos seis meses.
– Defina a projeção de faturamento/receitas atuais, conforme a crise.
– Faça um mapeamento dos custos variáveis e fixos deste novo momento.
– Realize a projeção dos seus números e permaneça sempre acompanhando de perto a situação e resultados.

Apesar das inúmeras limitações, não perca a sua atitude empreendedora, busque aprimorar-se:

– Estude o mercado em que está inserido, bem como público-alvo e fornecedores, que são as bases para um negócio de sucesso.
– Realize seu planejamento financeiro e calcule com atenção os gastos, sempre estabelecendo as prioridades.
– Busque inovar e procure por melhores oportunidades, sendo persistente quando surgirem os primeiros problemas.
– Se possível, busque aprimoramento, faça cursos on-line, leia livros e assista a vídeos com dicas de empreendedorismo e gestão empresarial. Mantenha-se atualizado!

Plano-1 II

Empenhados na busca de soluções inteligentes para empreendedores e empresas, a Plano 1 atua na melhoria dos processos, proporcionando um excelente custo-benefício, e levando sempre em consideração as necessidades e desejos específicos de cada cliente.

*Informações: Assessoria imprensa Feevale

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s