Quarentena em família, e agora?

Todos estamos cientes de que a rotina de muitas famílias é sair logo cedo, deixar os filhos na escola e ir para o trabalho. Cada um passa o dia em suas atividades e a noite retornam, jantam e vão dormir. Com essa realidade, muitas famílias têm uma rotina de pouco convívio, e essa mesma família se vê, agora, precisando estar todos juntos, o dia todo.

Casais que pouco conversam estão compartilhando o mesmo espaço, pais e filhos que pouco brincam estão tendo que preencher o tempo. Ouvi relatos de pais que “esqueceram” os filhos nos eletrônicos o dia todo, nos primeiros dias da quarentena. Com razão, afinal de contas estão fazendo home office, procurando trabalhar o mais normalmente possível.

WhatsApp Image 2020-03-23 at 12.07.42
Temos até uma cartilha com a rotina aqui de casa. Foto: Arquivo pessoal Silvana Forster

Aí aparecem conflitos, que antes não existiam ou que eram deixados de lado, por não haver tempo. Agora se tem tempo de sobra, e o que fazer com ele, todos juntos em casa? Estamos descobrindo mais imperfeições e também ganhando uma oportunidade linda de descobrir mais qualidades no outro, de descobrir o prazer da companhia e das atividades em família. É preciso mudar o olhar.

Que tal aproveitar esse tempo juntos para estabelecer vínculo, criar conexão ou então fortalecer o que já existe? Por tanto tempo dizíamos que não tínhamos tempo para algumas coisas, agora há. Não estou dizendo que devemos sair pela casa, como loucas, fazendo um monte de coisas que não conseguíamos fazer por falta de tempo. Estou dizendo para que, quem sabe, dar atenção àquelas coisas que não fazíamos em família, com os filhos ou para os filhos, porque são mais demoradas, demandam mais atenção. Como cozinhar alguma coisa nova ou que eles gostam de comer, jogar aquele jogo de tabuleiro mais demorado, assistir uma série juntos, ficar mais na mesa por estar contando histórias.

Outra atividade interessante é realizar uma reunião de família. Descubram o que cada um gosta de fazer, de comer, de brincar… criem juntos uma rotina, aproveitem para fazer as refeições juntos, trabalhos da casa juntos. Incluam coisas que todos gostem, criem um cardápio. Assim, se pode descobrir coisas maravilhosas nesse novo costume, que podem ser integradas em mais uma nova rotina quando a vida voltar ao “normal”.

WhatsApp Image 2020-03-23 at 12.07.42 (1)
Dando-lhes atenção, os pequenos vão compartilhando a ideia de união. Foto: Arquivo pessoal Silvana Forster

Escutem, falem, agradeçam. E, principalmente, permaneçam no amor. Com o pensamento de que se está em casa não por medo, mas por compaixão. Quem sabe, após essa quarentena, percebamos que podemos continuar vivendo um pouco mais parecido com esse tempo. Se perceba que somos muito mais capazes de viver em família do que acreditávamos.

A vibração que sintonizamos sai de nós e se espalha pelo lar, as crianças sentem. Tenho certeza que quando você se perceber mais tranquila, com uma nova rotina estruturada, também perceberá seus filhos mais tranquilos. Aqui em casa, nesta primeira semana, eu já percebi grandes mudanças, e olha que eu e meu marido já fazemos home office há dois anos. Eu fiz muitas coisas, os dias pareciam ter muito mais horas e, acredito que isso tem relação com a nossa vibração no amor e na compaixão. Criamos um ambiente gostoso de se estar, com harmonia entre nós quatro.

Se eu consegui, tenho certeza que você também consegue! Estou compartilhando nos meus stories do Instagram (@silvanaforster) o que estamos fazendo aqui em casa e também algumas ferramentas de coaching para relacionamentos. Também vou fazer uma live sobre isso com uma amiga muito querida, a Vanessa Gutim, na quarta-feira, às 16h.

Um abraço virtual,
Silvana Forster.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s