A inserção do jovem no mercado de trabalho é tema para grupo de serviço de Parobé

Há cerca de um mês, o Grupo de Adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Parobé, começou a trabalhar a temática “a inserção do jovem no mercado de trabalho”. A motivação para trabalhar essa temática surgiu a partir do desejo dos participantes de ingressarem no mercado de trabalho. Como parte do projeto, o grupo visitou, no mês de fevereiro, a Agência Shine Up, localizada no município de Três Coroas.

Os adolescentes foram recebidos na sede da agência e percorreram as diferentes atividades oferecidas, incluindo a apresentação do trabalho desenvolvido pelos profissionais e a criação de uma campanha de publicidade. Desse modo, discutiu-se sobre as diferentes áreas e possibilidades para esse público.

Cenário preocupante

Para a ONU, pessoas tem que entre 15 e 29 anos são consideradas jovens. A empregabilidade dos jovens vem diminuindo ao mesmo tempo em que aqueles que não estudam nem trabalham cresce, segundo o IBGE.

jovem

O número de jovens vem aumentando, mas ainda assim, eles não veem o mercado de trabalho formal e a continuação da educação como perspectivas para si e este paradigma afeta principalmente as mulheres e os mais pobres.

Por cenários como este, países adotam algumas leis. No Brasil, por exemplo, a Lei de aprendizagem obriga empresas a cumprirem determinadas cotas de contratação de jovens aprendizes, a depender do seu porte.

O tema ainda é tratado como desafio para alguns, pois em vários setores a experiência profissional ainda conta. Contudo, essa mescla entre jovens, educação e leis de aprendizagem podem, de certa forma, dar o ponta pé necessário para um ciclo vitorioso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s