Doenças de pele: Conheça as mais comuns no verão

No verão, os cuidados com a pele devem ser redobrados. O contato com o sol, a areia do mar, a piscina e o suor podem influenciar na aparência do órgão, além de causar doenças de pele como micose e bicho geográfico.

Segundo a dermatologista Flávia Ravelli, para evitar esses problemas, o primeiro passo é manter a pele bem hidratada. “A pele tem o papel de promover barreiras hídrica, térmica, função de aquecimento, sensibilidade, além de proteger o corpo imunologicamente. Se ela estiver íntegra, esse risco de desenvolvimento de doenças diminui”, explica a médica.

cuidados com a pele 2

Confira abaixo as doenças de pele mais comuns no verão e saiba como combatê-las.

Bicho Geográfico
O Bicho geográfico é um parasita oriundo das fezes de cachorros e gatos que penetra na pele e provoca uma lesão avermelhada semelhante a um mapa, daí a origem do nome.  “Geralmente é transmitida em praias, em contato com a areia. A forma preferível de tratar o problema é por meio de consulta médica, na qual será apresentada a melhor terapia medicamentosa”, afirma Flávia. Como prevenção, evite sentar na areia e andar descalço, principalmente próximo aos calçadões, onde as pessoas costumam levar animais para passear.

Brotoeja
A brotoeja é comum em bebês crianças nos dias mais quentes. “ A criança tem mais  dificuldade de transpirar por ter as glândulas sudoríparas imaturas. Com o impedimento da saída do suor, formam-se bolhas de água na pele, causando coceiras e incômodo”, explica Flávia. O tratamento é mantê-las em locais ventilados e evitar colocar roupas em excesso.

Fotodermatose
“São aquelas doenças de pele que parecem queimaduras, mas são causadas pelo contato com alguns alimentos e depois com a exposição ao sol”, informa a dermatologista.  O figo, o limão, a tangerina e outras frutas cítricas podem causar esse tipo de lesão. A fotodermatose pode deixar marcas na pele, podendo se tornar irreversível. Por isso é aconselhável lavar bem as mãos depois de manusear essas frutas e manter a pele limpa antes da exposição ao sol, além do uso do protetor solar.

cuidados com a pele homem

Micose
No verão, lidamos com condições elevadas de calor, umidade e excesso de transpiração. Esse é o cenário propício para o desenvolvimento dos fungos causadores da micose. A doença pode atingir a pele, as unhas e o cabelo. Para evitá-la, Flávia aconselha a manter regiões como dobras – como dedos, virilha e axilas – bem secas. “Depois do banho, você pode secar com um secador de cabelo no modo frio. Se tiver alguma lesão, procure um dermatologista para que ele escolha o medicamento antifúngico adequado”, recomenda.

Queimadura Solar
Os banhos de mar ou de piscina fazem com que fiquemos mais expostos ao sol nessa época do ano. Para prevenir queimaduras, a dermatologista recomenda não esquecer o uso de protetor solar com FPS 30, no mínimo. Além disso, é preciso reaplicar a cada duas horas, lembrando que a primeira aplicação tem de ser feita 30 minutos antes da exposição solar para garantir que o produto seja absorvido. A falta de cuidado pode fazer com que a pele fique avermelhada e sensível ao toque.

Se tiver queimadura solar, beba muita água. É importante se hidratar por dentro e usar cremes hidratantes para auxiliar na recuperação da pele. Em casos mais graves, procure um pronto socorro. Pode ser necessário o uso de medicamentos anti-inflamatórios para aliviar a dor e curar a queimadura”, afirma a especialista.

8162

Então, gostou das dicas? Vale muito fazer esse trabalho de prevenção, afinal, cuidar da pele não é mais somente aquele clichê de comercial de produto de beleza, é cuidar da saúde.

Informações: blog da Natura

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s