Cada vez mais tenho percebido que, muito mais que um trabalho e uma renda, o estilo de vida que o trabalho proporciona é o aspecto que prevalece para escolhas de carreiras mais felizes. Eu costumo dizer que a escolha de uma carreira, é a escolha de um projeto de vida. Vai muito além da área profissional exclusivamente, como algumas pessoas pensam, é escolher como será a dinâmica da sua vida.
Há quem prefira ter um trabalho de segunda a sexta em horário comercial e suas noites e finais de semana livres. Alguns profissionais preferem ter uma rotina que lhes permita levar e buscar os filhos na escola, outros preferem trabalhar a noite e ter as manhãs livres. Alguns preferem rotina fixa de horário, outros optam por jornadas de trabalho flexíveis e, em alguns casos, optam por atuarem como profissionais liberais para fazerem a sua própria agenda.

Eu, por exemplo, gosto de ter um equilíbrio entre a jornada fixa e jornada flexível. São 32 horas semanais dedicadas ao vínculo empregatício e outras 16 horas de jornada flexível que me permite desenvolver projetos independentes, onde posso utilizar minha criatividade e contribuição.
Priorizar o ‘Estilo de Vida’ na carreira é uma perspectiva muito mais presente hoje do que há alguns anos. O que colabora para essa mudança de paradigma é que na atualidade a qualidade de vida passou a ter grande peso nas decisões. As próprias empresas precisam atentar-se a criar um pacote de benefícios, ou perderão seus profissionais para outras empresas. Nesse sentido cresce o trabalho home office/ trabalho remoto, atuação por projetos e não por carga horária. Enfim, alguns ajustes já estão acontecendo, mas precisamos avançar nesse sentido. Exemplo: profissionais com mais idade tem grande know how, porém, nem sempre estão dispostos a cumprir uma carga horária de 40 horas semanais. Aliar a expertise dos profissionais a essa necessidade de estilo de vida propondo uma carga horaria de 20 horas já seria uma grande solução.

Hoje, ao orientar adolescente nas suas escolhes, já lhes entusiasmo a fazer a escolha por um curso que lhe proporcione o estilo de vida que quer levar… trabalho individual ou coletivo, trabalho dentro de uma sala ou em ambiente aberto, carga horária de trabalho, tipos de materiais e instrumentos que serão utilizados, contato com idiomas, viagens… tudo isso precisa ser levado em consideração.

Ao longo da vida as prioridades mudam. Possivelmente, o estilo de vida que lhe era interessante até certo momento, mudará em outra fase da sua vida. A chegada de um bebê, os cuidados com os pais idosos, a maturidade, cuidados com a própria saúde são alguns motivadores para ajustes no estilo de vida.
Não tem certo e errado! Cada um deve escolher o estilo que lhe é mais propício para determinado momento da sua vida.
E você, trabalharia mais disposto se pudesse conciliar a sua vida pessoal a vida profissional, com melhor equilíbrio? Sua vida seria melhor? Se sentiria mais satisfeito? O que realmente é importante para você nesse momento da sua vida?

Para 2020, qual o estilo de vida que você quer ter? Qual ajuste é possível fazer na sua rotina?
Muito obrigada por me acompanhar no Drops do Cotidiano em 2019!
Vou estar aqui em 2020 para refletirmos juntos sobre melhores decisões para sua vida e carreira. Me acompanhe também no Youtube e @lulindencarreira
Um Feliz 2020 para você e sua família!