Sentimentos – uma construção coletiva

O que nos move? O que nos marca, nos aproxima, nos impulsiona? As respostas variam, mas certamente estarão ligadas aos Sentimentos. Somos movidos por eles: paixão, amor, solidariedade, amizade, gratidão, esperança, perdão, aprendizado… Por meio dos sentimentos, vivemos emoções, eternizamos momentos, realizamos ou refazemos sonhos, vivemos! E o período de final de ano, invariavelmente, é uma época de reflexões, de ações, de abraços, de despedidas e reaproximações, envolvendo sempre eles, os sentimentos.

Consciência, sensação, sensibilidade e percepção são definições para essa palavra tão complexa, intensa e tão simples ao mesmo tempo. Através dos sentimentos, superamos perdas, enfrentamos desafios, criamos afetos, laços e relações de amizade que se incorporam de uma forma surpreendente às nossas vidas. Pelos sentimentos, a gente se identifica, se reconhece.

Diferentes pessoas trazem consigo experiências e uma bagagem emocional incrível, e assim a nossa vida se torna rica em oportunidades. É incrível: nas nossas vivências diárias, seja em família, nas relações profissionais ou de amizade, a troca de informações e de momentos é de uma riqueza indescritível. E os sentimentos ali, se manifestando, marcando e eternizando esses momentos de afeto, de amizade, nos movimentando!

Drops Natal 4

Somos movidos pela Esperança, como percebemos nas palavras da Lísia Ebling, uma taquarense de uma serenidade incrível… Como ela própria descreve, nessa época de final de ano, surgem reflexões. Deixamos para trás muitos sonhos realizados e outros que ainda podem se realizar. E o que vamos desejar? Amor, vitórias, paz, união, saúde, diagnósticos positivos, mudanças necessárias, convivência pacífica, o fim de qualquer forma de preconceito, de qualquer forma de animosidade e de violência. O importante é acreditar que cada ano que se aproxima a esperança se renova em desejos de um mundo melhor para todos. O surgimento de um novo ano traz na bagagem a renovação e o planejamento de novos sonhos.

Tão importantes quanto a Esperança, dois sentimentos que nos movem (e tão necessários nos tempos atuais) são o Perdão e a Gratidão, lembrados pela coach Muriel dos Reis. O Perdão é uma força de caráter e nos traz inúmeros benefícios, principalmente para quem o pratica. A atitude de perdoar não somente liberta a pessoa do conflito gerado pelo ressentimento como também traz bem-estar físico e mental. Pode-se perdoar mesmo quem já partiu. Quando perdoamos, saem o ressentimento e as mágoas, entram o amor e a paz de espírito.

Quanto a Gratidão, é elemento fundamental na construção de nossa felicidade. Por ser uma força comum em nós, temos a impressão de estarmos familiarizados com ela. Não se trata apenas de dizer “obrigado” a alguém, pois a gratidão não é somente uma ação, mas também uma emoção que serve a um propósito. A gratidão contribui para que possamos nos conectar a algo maior do que nós mesmos, seja a outras pessoas, à natureza ou a um poder superior. Pessoas gratas tem uma perspectiva diferenciada do mundo!

Drops Natal 2

Em tempos em que a indiferença e a individualidade às vezes nos desmotivam, a professora Cláudia Marin nos fala da Compaixão, sentimento nobre ligado a impulsos altruístas, a ternura, a simpatia, a fazer o bem. Compaixão é um sentimento sagrado, porque dela brota a empatia necessária para mudar o mundo. Para que sejamos irmanados na grande teia espiritual, que liga um ser ao outro, precisamos exercitar Compaixão. Para o amor, a caridade, a gratidão e tudo de positivo se faz necessário vivenciar esse sentimento plenamente.

E claro que não se pode falar de sentimentos sem lembrar do Amor. As palavras são de Deivis e Poliana Siebel, mas certamente criarão uma identificação imediata com muitos de nós. Na vida somos atingidos por diversos sentimentos que nos motivam a ir de encontro daquilo que inconscientemente ou não desejamos profundamente. Este turbilhão de emoções é volátil, sofrendo a todo tempo mudanças devido às influências diárias. Mas essa pluralidade, se podemos nomear assim, está intrinsecamente conectada com o Amor. Sentimento este que quebra paradigmas, remove barreiras e move montanhas, nos conectando profundamente ao próximo, levando a mensagem mais pura e sincera, proporcionando um ciclo infinito de sentimentos que nos movem.

Drops Natal 3

A lista de sentimentos é imensa e as histórias de cada um de nós pode ser parecida com a história de muitas outras pessoas. Além disso, a diversidade de sentimentos das pessoas que conosco convivem nos complementa, nos completa. De tudo isso, podemos tirar duas conclusões muito, muito importantes. A primeira: de todas as coisas do mundo, as pessoas continuam sendo a peça mais importante, e as relações daí provenientes são combustível e inspiração para nossa alma. A segunda é que, por mais que nos esforcemos, nunca conseguiremos resumir em uma palavra toda a grandiosidade de nossos sentimentos. Assim, a forma que encontramos para fazer isso é num abraço, pois no abraço cabem todos os tipos de emoções. Nos abraços que encontramos alento, colo, carinho, compaixão, esperança, perdão, amor e tudo mais que a vida nos proporciona. Dessa forma, queridos leitores, sintam-se abraçados através desse texto.  Um pouco extenso, é verdade, mas carregado de um grande simbolismo, pois foi escrito por seis pessoas, traduzindo toda nossa capacidade de união e criação!


De modo muito, mas muito especial, agradeço aos amigos e leitores Cláudia Marin (Rolante), Lísia Ebling (Taquara), Muriel Reis (Igrejinha) Deivis Siebel (Igrejinha) e Poliana Kehl Siebel (Igrejinha) pelo carinho e por aceitarem o desafio de escreverem esse texto comigo. Simplesmente sem palavras para descrever a emoção ao ler os parágrafos escritos por cada um de vocês. Cláudia, Lísia, Muri, Deivis e Poli, vocês são demais! Vida longa a nós!


 

Um comentário

  1. Fazer parte deste movimento, inspirado por ti é privilégio da vida.
    São coisas assim, que trazem beleza ao cotidiano.
    Grata, caro amigo, por compartilhar seu talento com tanta generosidade.
    Feliz Natal e um novo ano de sucesso e paz!
    Abraço.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s