Nesta terça, 03, no Centro Educacional Índio Brasileiro César, em Taquara, a Secretaria Municipal de Saúde do município abrirá as programações referente ao Dezembro Vermelho – mês de conscientização e combate à Aids.
A percepção da Secretaria é de que mesmo com a ampla divulgação de informações sobre as formas corretas de prevenção ao HIV/aids, a discriminação das pessoas com este vírus ainda é muito forte na sociedade.
Decidindo abordar a ignorância e o preconceito na luta contra a aids como tema central, será promovido um debate onde os participantes do encontro serão convidados a interagir em uma roda de conversa com Leonardo G. Haas Signori, médico pneumologista, responsável pelo Serviço de Tratamento de HIV e Tuberculose em Taquara, Janine M. H. de Oliveira, farmacêutica da Secretaria de Saúde, e a psicóloga Fernanda Lanz. As conversas terão a mediação de Andressa K. L. Martins, enfermeira especialista em Vigilância em Saúde. O evento será aberto ao público em geral e iniciará às 8h30.

Dezembro Vermelho
A ação tem o intuito de chamar atenção para as medidas de prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas vivendo com HIV.
Em 1987, a ONU criou esta campanha e, em 1991, a fitinha vermelha surgiu com artistas de Nova York, para lembrar a luta contra a AIDS e transmitir compreensão, solidariedade e apoio aos portadores do vírus HIV. No Brasil, o projeto foi adotado em 1988, pelo Ministério da Saúde.