Tendência de cores e cortes de cabelo para 2020

Com a chegada do verão e do ano novo a maioria das mulheres pensa em dar uma renovada no visual, seja a mudança na cor, no corte ou em ambos. Para isso, nós cabeleireiros, sempre devemos estar ligados no que é tendência, pois hoje nossas clientes estão sempre antenadas no que está acontecendo no mundo dos cabelos. Para o verão de 2020 a tendência pode variar de tons sutis somente para iluminar os fios até cores fantasias super vibrantes (rosa, violeta, azul, verde, etc). Nos cortes, a aposta é a naturalidade. Então aqui vão algumas dicas do que está em alta para cor e corte em 2020.

tesoura-para-cada-cabelo-768x537

Como se trata da época mais quente do ano, as colorações mais expressivas ganham destaque, por isso é normal neste período as clientes optarem por mechas, dentre elas existem várias técnicas onde o profissional, junto com a cliente, decide a que melhor vai se encaixar com o perfil dela.

Dentre estas técnicas a que está mais em alta é o Hair Contour: tipo de mechas que serve para criar pontos de luz e sombra para favorecer o formato de rosto da cliente, iluminando mais as pontas e o contorno do rosto. É indicado para todos os tipos de cabelos, principalmente para aquelas clientes que optam por espaçar mais o período de retoque de mechas.

hair contour
O Hair Contour favorece o formato do rosto

Ainda temos as Morenas Iluminadas: esta técnica tem como objetivo deixar os fios com um aspecto mais natural, que cause uma impressão de luz e movimento, sem deixar de ser morena. Os tons podem variar dos marrons, acobreados, caramelos até os dourados. Para as clientes mais ousadas, as cores fantasia (rosa, violeta, azul, verde, etc.) vem com tudo, sejam elas bem vibrantes ou em tons mais lavados e pastéis. Para estes tipos de cores, o profissional pode abusar da criatividade trabalhando em blocos ou em pontos específicos, vale lembrar que estas cores precisam de uma manutenção mais frequente, pois estes pigmentos se desprendem dos fios já nas primeiras lavagens.

morena iluminada
O Morenas Iluminadas tem como objetivo deixar os fios com um aspecto mais natural

Segundo a Vidal Sassoon Academy, de Londres, a tendência para os cortes de 2020 vai apostar na naturalidade dos fios e no volume. Durante um bom tempo o corte queridinho do momento foi o Long Bob (corte na altura dos ombros podendo ser sólido, em camadas ou desfiado), ele continua sendo muito usado, mas um corte que está vindo com tudo para este ano é o Blunt Cut. Inclusive, muitas famosas como Dua Lipa, Bruna Marquezine, Selena Gomez, Fiorella Matheis, entre outras, adotaram este visual. O Blunt Cut diz respeito não ao comprimento, mas ao tipo de corte. Ele pode ser de curto a médio, mas a principal característica dele é ser um corte de base reta. Esqueça os picotes e desalinhados, a moda de cabelo agora é reta. Este corte pode ser texturizado para dar movimento e afinamento de pontas ou então com a linha de corte bem marcada, dependendo do que a cliente preferir.

iStock-1136643112
O corte de base reta é a principal característica do Blunt Cut

Para aquelas clientes imponderadas e que não tem medo da tesoura, a aposta é o Pixie Cut (geralmente curto na nuca e nas laterais da cabeça, e um pouco mais longo no topo. Conhecido popularmente como “Corte Joaozinho”, agora com uma pegada mais moderna e ousada). Ideal para aquelas clientes que tem o dia a dia corrido e não querem gastar muito tempo arrumando os fios, o Pixie Cut pode variar desde os mais curtinhos e clássicos, até os mais desfiados e desconectados, dependendo do estilo de cada cliente.

Anne-Hathaway-Pixie-Hairstyle-short
Pixie Cut tem uma levada mais imponderada

2020 vai vir cheio de possibilidades para os cabeleireiros abusarem da criatividade e visuais incríveis em suas clientes. O mais importante é sempre avaliar corretamente o fio e ouvir atentamente o desejo da sua cliente, assim, o resultado final será o melhor possível. Além disso, passar todas as informações de cuidados e manutenção dos fios em casa, principalmente em procedimentos químicos. É muito importante para que ela consiga manter os fios bonitos e saudáveis no seu dia a dia. Seguindo essas dicas acredito que o ano de 2020 virá com a agenda cheia!

* Artigo assinado: Samuel Rodrigues de Melo – Docente do Senac Taquara

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s