Integração, diversão e aprendizado marcam o Halloween da BeFluent

Seguindo a tradição do povo celta, os antigos habitantes da Irlanda, a BeFluent Escola de Idiomas e Intercâmbio celebrou em grande estilo o Halloween. Derivado dos festivais da colheita celtas, este festejo foi posteriormente cristianizado e trazido para a América pelos imigrantes ingleses e irlandeses. Várias partes do mundo realizam, no dia 31 de outubro, celebrações pela data e a BeFluent, de Igrejinha, não poderia ficar de fora. Assim, organizou duas festas: uma para as crianças e outra para os adultos. “Para a nossa escola, uma língua estrangeira não se constitui apenas por palavras, mas sim por toda uma cultura. Daí a importância de oferecermos esses momentos a nossos alunos e à própria comunidade”, explica a proprietária e professora da BeFluent, Cassiana Hirt.

Halloween (6)

Halloween (10)

Acompanhadas por professores, as crianças saíram em dois grupos pela cidade, realizando o famoso “Trick or Treat”, ou seja, o pedido por “gostosuras ou travessuras”. Ao final, elas se encontraram para uma animada confraternização no salão de festas Balão Mágico. Já os adultos participaram de uma festa à fantasia, com direito a um spooky karaoke e concurso de fantasias, no Sobrinhos Rock Bar.

Cassiana, que já morou na Irlanda, relembra a sua primeira experiência de um Halloween no exterior como uma experiência muito marcante. “Nós não temos a dimensão que o evento toma lá fora. Estava indo ao trabalho e comecei a perceber que quase todas as casas e comércios estavam decorados. Ao entrar no trem, o choque foi ainda maior: percebi que era um dos cinco ou seis em um vagão inteiro que não estava fantasiada”, relembra. E pontua que lá, até a legislação abre algumas brechas: fogos de artifício, que são proibidos na Irlanda até na virada do ano, no Halloween pipocam por toda a parte. À noite, então, nem se fala: as pessoas sempre vão às festas nas casas dos amigos ou nos pubs.

Para a educadora, entender a origem e o fenômeno cultural em que se transformou o Halloween amplia o vocabulário e permite o aprendizado de expressões idiomáticas únicas para a data. “Nossos alunos também compartilham dessa visão, de modo que os dois eventos foram um grande sucesso. Independente do tempo ruim, não abrimos mão de celebrar a segunda data mais importante do calendário da maioria dos países de língua inglesa. Todos aguardamos ansiosos o próximo 31 de outubro!”, já projeta o próximo ano.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s