Nos dias 05, 06 e 07 de novembro, aconteceu a 11ª edição da Feintec – Feira de inovação tecnológica, no ginásio da escola Cimol, em Taquara. A feira contou com a exposição de 30 projetos desenvolvidos por estudantes dos segundos e terceiros anos da escola estadual de ensino médio e técnico.
Na tarde da última quinta-feira, 07 de novembro, a cerimônia de premiação marcou o encerramento da feira. De acordo com a organizadora da feira, coordenadora de projetos e vice-diretora da escola, Maria Luiza Freitas Monteiro de Barros, a programação foi muito positiva para todos os envolvidos. “Tivemos um ótimo retorno dos avaliadores; pudemos ver a satisfação no rosto dos alunos; nossa equipe, todos os professores foram fantásticos e, assim, estamos muito felizes em ver que valeu a pena”.

Da mesma forma, a também vice-diretora Gizele de Quadros Oliveira ressaltou a dedicação da equipe durante a intensa semana de trabalho, o que foi fundamental para que a feira acontecesse. “Muitos avaliadores comentaram que saíram impactados”, orgulhou-se. Ao todo, 354 projetos foram inscritos para a 11ª Feintec, dos quais, 30 foram selecionados para a apresentação na feira.
Projetos vencedores
O 1º lugar no eixo Experiência ficou com o projeto Sala de Aula 2.0, do aluno Enzo Dulius, do curso de Design, que contou com a orientação do professor Israel Candemil Hack. Eles também receberam o Prêmio Destaque, para o qual a Faccat – Faculdades Integradas de Taquara – concedeu uma bolsa de estudos de graduação para o aluno e de pós-graduação para o professor.

O 1º lugar no eixo Estudo ficou com o projeto Aprimoramento do potencial turístico de São Francisco de Paula, do aluno Alisson Zangali Braz, com a orientação do professor Israel Candemil Hack.

O 1º lugar no eixo Inovação Tecnológica ficou com o projeto Aplicativo para autodefesa da mulher, das alunas Brenda dos Santos Pujol, Giovana Irassochio Padilha e Paola Vitória de Moraes, do curso de Informática. Elas foram orientadas pela professora Valquiria de Carla Alves. O projeto também foi eleito como 1º lugar do Prêmio Mostratec, que concedeu um passaporte ao grupo para a feira em 2020.

O 1º lugar no eixo Inovação Industrial foi para o projeto Reciclagem de rejeitos da indústria calçadista, da aluna Poliana Rafaela Frohlich, do curso de Química. Ela foi orientada pelo professor Gustavo Raimundo Lauck. Além disso, o projeto de Poliana também ficou com o Prêmio Credencial Internacional 2020. Assim, a estudante do Cimol recebeu uma bolsa de estudos da Tec-Pro e outra da KNN.

O Prêmio Feevale foi para o projeto Aplicativo de auxílio na educação de crianças autistas, dos alunos Guilherme Júnior Machado e Ramiro da Silva Souza, do curso de Informática. Eles foram orientados pelo professor Tiago Ulrich Beneditto. Tanto os estudantes quanto o professor receberam uma bolsa de estudos cada (graduação para os alunos e pós-graduação para o professor).

O 2º lugar do Prêmio Mostratec ficou com o projeto Órteses ortopédicas fabricadas na impressora 3D, dos alunos Gabriel da Silva Kazakevicius e Nicolas Luis Machado, do curso de Mecânica. Eles foram orientados pelo professor Marcos Eugênio Frozza e receberam um passaporte para a feira de 2020.

Eleito por votação popular no Facebook, o Projeto da Galera foi Próteses para animais impressas em 3D, dos alunos Pablo Gabriel de Oliveira, Pablo Tarso Baum Júnior e Ryam Lucas da Silva, do curso de Mecânica. Eles foram orientados pelo professor Daniel de Souza Rocha.

Confira abaixo uma galeria de fotos com todos os projetos apresentados na feira:
*Fotos: Mariana Halmel / Divulgação