Aos Mestres, com carinho.

Hoje, 15 de outubro, comemora-se o Dia do Professor. De todas as profissões, talvez seja uma das mais nobres. Acredito que se formos conversar sobre nossos professores, todos teremos histórias sobre eles. Boas ou más… eh eh eh… mas vamos nos ater as boas lembranças.

De minha infância, ainda na pré-escola, lembro-me do dia em que levei, por insistência minha, três laranjas para a merenda. Obviamente que comi apenas uma, e as duas restantes tentei consumir no final da aula, com um choro contido. Ao ser questionado pela professora, eu disse que era obrigado a comer porque senão “apanharia” em casa… Quando minha mãe chegou, a professora a chamou e lhe deu várias orientações sobre esse método de me fazer comer. Detalhe: minha mãe nem sabia da história. Imaginem o que realmente aconteceu quando cheguei em casa…

WhatsApp Image 2019-10-15 at 13.00.04 (1)

Já na quarta série, o professor Nelso Mazzurana (que aliás, foi quem me ensinou a ler e escrever, na 1ª série do ensino fundamental), pediu para que cada um escrevesse uma redação dizendo qual a profissão que cada um dos alunos gostaria de seguir no futuro. Eu disse que gostaria de ser presidente da República. Se eu encontrar o professor Nelso, quero retificar essa informação. Mudei de ideia. Acho que não tenho estômago e paciência para as intrigas “palacianas”. Imagina eu precisando escolher uma legenda para me candidatar, depois, negociando “reformas” (me questiono se não cabe “reconstruir”, com o perdão da ironia), lidando com a oposição… Nem chamando o síndico resolve.

Do Ensino Médio, boas recordações do professor José Vanderlei Both, cuja crítica à minha pessoa se dava em função da letra… Precisava quase um farmacêutico para fazer a leitura.

WhatsApp Image 2019-10-15 at 13.00.04

Na faculdade, a melhor lembrança vem da professora e posteriormente minha orientadora de TCC, professora Suzana Neves. Lembro de quantas vezes voltava das avaliações do meu projeto de TCC todo riscado, cheio de orientações… E hoje agradeço imensamente por conta dessa análise criteriosa. É bom lembrar que minha aproximação com a Oktoberfest nasceu do meu TCC, que falou sobre a construção da marca da festa igrejinhense. O apoio da professora Suzana foi fundamental!

Já formado, tive a oportunidade de também ser professor, no SENAC de Taquara, onde tive uma rica troca de experiências com meus alunos. Ali percebi o quanto um professor precisa se dedicar: é preciso jogo de cintura, criatividade, estimular o pensamento e a argumentação, mostrar que o papel de professor é incentivar, cabendo a cada um conquistar o conhecimento

WhatsApp Image 2019-10-15 at 13.00.03

Hoje, numa fase nova, vejo meu pequeno Henrique indo para a escolinha. E nessa fase percebo que professor de criança pequena é também professor dos papais e mamães. Afinal, chegamos ali cheio de expectativas e angústias, por mais que tentemos disfarçar. Deixamos nossos pequenos longe de nossas próprias manias e cuidados… Mas tudo é aprendizado, tanto para os pequenos quanto para nós…

Professor tem um pouco de psicólogo, de amigo, de modelo, de exemplo. Professores são guerreiros, são incentivadores, são apoio. São humanos também, sofrem, se divertem, tem família, como todos nós. Professor é um apoio, porque educação se faz de forma conjunta, jamais deve-se pensar que cabe apenas à escola educar. Como escreveu Cora Coralina, “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”. Porque a vida é feita de experiências, e o aprendizado, a vivência, é a melhor forma de crescermos e evoluirmos, constantemente.

Mestres! Um Feliz dia do Professor!

 

Duas professoras de minhas relações de amizade são fiéis leitoras de minhas colunas. Cláudia Marin e Lísia Ebling, abraçando “virtualmente” vocês, abraços a todos aqueles que se dedicam ao nobre ofício de ensinar! “Que a força esteja com vocês”!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s