Dívidas fixas no início do ano: por que a maioria das pessoas não se programa para elas?

Sabemos que todos os anos temos algumas dívidas fixas (todo ano tem na mesma época) como IPTU, IPVA, seguros, matrícula da escola e materiais escolares. Mas sempre vem uma pergunta: COMO PAGAR TUDO ISSO?

Todos os anos a história se repete e estas dívidas costumam desequilibrar as finanças dos brasileiros. No entanto, não precisa ser assim, se mudarmos os nossos hábitos em relação a isso.

educação-financeira

Na educação financeira indicamos fazer um planejamento financeiro anual. Isso para que o ano flua com tranquilidade e você possa aproveitar por mais tempo sua família e seus amigos, ao invés de perder tempo com preocupações.

O planejamento financeiro anual faz com que você guarde dinheiro, mês a mês, para pagar estas dívidas à vista. Para fazer isso, é necessário ter o valor da conta, ou um aproximado disto, dividir pela quantidade de meses do ano e você saberá quanto precisa guardar por mês para pagar a dívida.

iptu

O melhor de fazer isso é ganhar descontos no pagamento à vista. Faça as contas: Verá que vale bastante a pena! E mais: você não ficará com dívidas para pagar nos meses seguintes.

Mas preste atenção! Nunca tire dinheiro de um compromisso do mês corrente para pagar estas dívidas, pois você só estará mudando a preocupação de um lado para o outro.

planejamento financeiro

Com planejamento financeiro anual é possível iniciar e terminar cada ano mais tranquilo, estável e feliz. Isso é mentalidade de riqueza. Guardar para realizar objetivos, sonhos e metas. Não apenas guardar por guardar, muito menos gastar tudo o que ganha.

Não podemos esquecer que além das dívidas fixas do início do ano, temos as férias no mesmo período. Para viajar, passear, é preciso de dinheiro e varia o valor conforme onde serão as férias. Saber antecipadamente para onde vai, quando vai e quanto custa, fará com que você possa incluir no planejamento financeiro anual. Isso lhe dará motivação diária para colocar em prática as mudanças necessárias durante o ano todinho.

mentalidade de riqueza

Adiciona pra tua vida o planejamento financeiro anual, faça metas semestrais, metas trimestrais e mensais. “Fatiar” o planejamento ajuda, além de visualizar com mais clareza, traz sentido a sua vida e muitas realizações.

Acompanha meu canal no YouTube e minhas redes sociais, no Instagram e no Facebook. Me conta aqui se você faz o seu planejamento financeiro anual. Ou entra em contato no WhatsApp 51 99110.5569.

Boa semana pra você!
Ádina Conradt

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s