Right Way promove noite para celebrar a Alemanha

A Right Way Escola de Idiomas promove anualmente um encontro para celebrar a Alemanha – país de origem de uma das línguas que ela oferece cursos. O Encontro  Einheitstag é alusivo ao feriado nacional da Alemanha pela Reunificação Alemã – unificação das Alemanhas Ocidental e Oriental após a queda do Muro de Berlim -, celebrado em 03 de outubro. O evento aconteceu na última sexta-feira, 04, reunindo alunos, ex-alunos e interessados no idioma e cultura germânica.

Realizado desde 2013, o evento surgiu com intuito de reunir os alunos de alemão para debater assuntos de conhecimentos gerais envolvendo a Alemanha e a língua alemã, promovendo um intercâmbio de conhecimentos e uma interação entre os grupos de alunos. A cada edição é escolhido um tema a ser abordado em conjunto com os alunos, compreendendo assuntos de relevância histórica e cultural, comemorações por datas festivas ou temas atuais que despertem o interesse deles e do público em geral. “É um momento que estimula os alunos a participar nos debates e enriquecer seus conhecimentos da terra de nossos antepassados, buscando deixar viva a memória de toda nossa história”, explica a Lehrerin (professora) Andresa Schwarz. Neste ano, o tema abordado foi Arte e Literatura, com apresentações dos alunos e professores sobre a temática, e foi realizado no Kaffeehaus – O Típico café da colônia.

Right Way (1)
Diretora da Right Way, Tatiane Sperb e professores de alemão Alexandre Morche da Silva e Andresa Schwarz

A cada ano, o Einheitstag conquista mais interessados. “Vemos a crescente participação dos alunos e comunidade em geral pelo encontro e pelos temas abordados, demonstrando que estamos no ‘Caminho Certo’ para a valorização do conhecimento, da cultura e das tradições germânicas e, que juntos, podemos fazer muito pelo cenário cultural”, destaca a professora de alemão.

Confira nos cliques como foi a noite de celebração alemã promovida pela Right Way:

 

Histórico dos encontros

  • 2018 – Cervejas Alemãs  – participação especial do proprietário da Stier Bier descrevendo todo processo de fabricação e sua experiência na Alemanha conhecendo cervejarias centenárias. Participação de alunos que fabricam cerveja artesanal.
  • 2017 – 500 Anos da Reforma Luterana e a influência na língua alemã – relatos históricos e participação especial do Pastor Jair, da IECLB de Igrejinha.
  • 2016 – Invenções Alemãs – apresentações das mais variadas invenções, descobertas, legados deixados pelos alemães até a atualidade.
  • 2015 – 25 Anos de Reunificação Alemã – a história de Berlim dividida – reportagens, relatos, levantamento fotográfico da época do muro, músicas.
  • 2014 – 190 Anos da Imigração Alemã no RS – filmes com pessoas de idade contando suas experiências, abordagem histórica, pesquisa de genealogia, levantamento fotográfico.
  • 2013 – Berlim – Relato de uma Ex Au-Pair vivendo na cidade logo após a queda do Muro – bate papo com professora de história contando a experiência vivida no período.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s