Liderar é espalhar esperança

Os grandes momentos de nossa história têm, invariavelmente, a figura de grandes líderes. Basta vermos as comemorações do “20 de Setembro”, data máxima da Revolução Farroupilha. Talvez nenhum outro Estado do Brasil tenha tamanho culto à história como nós, gaúchos, mantemos pela Revolução Farrapa.

Bento Gonçalves, General Neto, Davi Canabarro e Vicente da Fontoura são alguns dos personagens que lideraram o movimento farroupilha no RS. Eram indivíduos unidos por ideais comuns, estrategistas que buscavam mais autonomia para a unidade da federação localizada aqui nas “bandas orientais”. Qualquer semelhança com pleitos de nossos governantes atuais, solicitando auxílio à Brasília, não é mera coincidência, é história velha… Mas, o assunto aqui é liderança.

Revolução Farroupilha

Em Igrejinha, todos os anos ocorre a tradicional Oktoberfest de Igrejinha, reconhecida nacionalmente como a Maior Festa Comunitária do Brasil. Tal título somente ocorre pelo trabalho de 3.000 voluntários que, reunidos em comissões de trabalho, transformam Igrejinha e o Vale do Paranhana num berço de solidariedade.

Minha ligação com a Oktoberfest começou em 2008, quando fiz meu trabalho de conclusão da faculdade em tema relacionado à grande festa igrejinhense. Em 2009, pude entender toda a grandiosidade da Oktoberfest de Igrejinha e o trabalho dos voluntários, naquele ano sob o comando de Leandro Krummenauer.

A partir de 2015, quando o presidente foi Márcio Morbach, intensifiquei o meu trabalho (e aprendizado) como voluntário. Na sequência, pude conhecer os presidentes Fabiano Beck, Márcio Linden, Luís Schuler e em 2019, finalmente, Ezequiel Stein. Com cada um desses líderes, uma grande troca de experiências, desafios, conquistas e aprendizados, sobretudo.

Todos os ex-presidentes e o presidente atual tem em comum a liderança de um imenso trabalho voluntário. Para que tudo flua da maneira mais tranquila, esses líderes tiveram que acreditar no trabalho das pessoas que lhes acompanharam. Louvável a atitude desses líderes quando disseram sim à maior Festa Comunitária do País, assumindo uma grande responsabilidade.

Oktober 1

Liderar significa engajar, aproximar, tornar as pessoas co-responsáveis. Eu acredito que os presidentes da Oktoberfest muitas vezes não tinham respostas para tudo e tiveram que construir “pontes” e alternativas junto com a sua equipe.

Cito os presidentes da Oktoberfest para simbolizar o espírito de união e de dedicação que envolve a comunidade de Igrejinha e, por que não dizer, do Vale do Paranhana. Mas, não é apenas quem assume o comando de uma grande causa que pode ser considerado um líder.

Acredito que todos nós temos, em nossa essência, características de liderança, alguns em maior, outros em menor grau. Liderar é sobretudo incentivar, servir de exemplo e para isso, você não precisa ter um exército junto de você. Grandes líderes podem surgir em momentos de adversidade, guiados talvez por um sentimento de superação. Um líder pode ser aquele amigo que acolhe, que abraça, que incentiva e que não te deixa cair.

Líderes são pessoas empáticas, sabem se colocar no lugar do outro. Os bons líderes têm um compromisso com o bem alheio, com a felicidade e por esses motivos considero meus melhores amigos grandes líderes. Porque as características de liderança e de amizade são muito parecidas, como a já citada empatia, mas também a humildade, o incentivo e o acolhimento.

Cento e oitenta e quatro anos atrás a Revolução Farroupilha foi uma revolução de ideias, de autonomia, de idealismo, porém feita com sangue e armas. Em outubro, também daremos nossa mostra de idealismo, de ideais, de força de vontade e de união, com a realização da 32ª Oktoberfest de Igrejinha. Nossa batalha trava-se com trabalho voluntário. Presidente, coordenadores, voluntários de todas as comissões, todos juntos estaremos exercendo a liderança, de um modo ou outro. Atribui-se ao executivo estadunidense Bob Galvin, da Motorola, a seguinte frase: “Acredito que, em última análise, a função do líder é espalhar esperança”. Não há uma frase mais sensata para resumir o trabalho dos líderes e voluntários da Oktoberfest de Igrejinha. Não há frase mais sensata para transparecer o verdadeiro sentido dos amigos, porque também espalham esperança.

Anúncios

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s