*Arquivo de Alice Lehnen
Hoje nosso assunto vai ser um pouco diferente. Vamos falar sobre o surgimento do batom. Este item tão amado por nós mulheres! Então vamos lá!
Produtos de origem natural como ceras e raízes já eram utilizados para a pigmentação dos lábios pelos povos da Antiguidade, como Egípcios e Gregos. Mas somente no Século XVI, na Inglaterra, que o batom começou a ser popularizado. Naquela época, o padrão de beleza era a pele facial super branca e lábios vermelhos, como podemos ver na pintura do retrato da Rainha Elizabeth I.
Nesta época, os “batons” eram produzidos com cera de abelha e tintas vegetais. Um perfumista francês, chamado Rhocopis, foi quem criou o primeiro batom e o batizou de “Baton Serviteur“. Sua composição era de talco, óleo de amêndoas e essências de frutas cítricas. Ele era embalado em papel de seda e comercializado.
Em 1915, nos Estados Unidos, em meio a euforia do crescimento da classe média, surgiu um derivado mais sofisticado do batom: em forma de bastão e com embalagem de metal. Em 1921, a revista Vogue anunciava o produto como um item de elegância que toda mulher de classe deveria ter.
A popularidade do batom cresceu de maneira rápida graças a indústria do cinema, onde as atrizes começaram a utilizar itens de maquiagem em sua rotina de beleza. Isso acabou influenciando as “donas de casa” a comprar o produto para se sentirem mais belas.

No século XX, eram recorrentes os Movimentos Sufragistas, principalmente nos EUA, onde mulheres saiam pelas ruas utilizando batom vermelho e cartazes com frases reivindicando o direito de votar. Nesta época o batom vermelho era associado como um símbolo da busca pela emancipação feminina – o que continua até os dias de hoje.
Assim, percebemos que a história do batom acompanha os momentos históricos do mundo. Para você, batom é sinônimo de que?
Espero que tenham gostado de saber um pouco mais dos nossos amados batons!
***Conteúdo produzido por Alice Lehnen. Maquiadora profissional, possui um espaço que oferece serviços de maquiagem, penteados, hidratação capilar, design de sobrancelhas, curso de automaquiagem, entre outros serviços na área da beleza. Começou sua carreira como maquiadora em 2015, e, em 2018, abriu o Ateliê Alice Lehnen MakeUp.
Alice foi colunista do Drops entre fevereiro e setembro de 2019.