Destaque em Inovação: Usaflex é única calçadista selecionada para participar do Programa Startup Indústria 4.0

O nome da igrejinhense Usaflex figura em mais uma seleta lista de grandes empresas para orgulhar a região. Em junho, a calçadista foi anunciada como uma das 30 indústrias de grande porte, uma delas de Portugal, que vão participar do Programa Startup Indústria 4.0, da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). A iniciativa, que está em sua segunda edição, irá conectar startups que ofereçam soluções para essas indústrias.

Com a conquista, a Usaflex – que tem a inovação e a tecnologia como pilares importantes em seu trabalho – coloca seu nome ao lado de empresas reconhecidas internacionalmente como as maiores do mundo em seus segmentos. Na lista aparecem: Docol Metais Sanitários, Procosa, Renault, Natura, Bosch, Embraco, Marcopolo, Votorantim Cimentos, Libbs, Botica, Malwee, Arcelormittal, Cartepillar, 3M, Fras-LE, Oxiteno, Mondelez, Tigre, Confab, Nestlé, Vale, Cobra Correntes, Wirklich, International Indústria Automotiva, Schneider, Electrolux, BRF e Springer. A portuguesa é a Myshirt, do setor têxtil. Das brasileiras, a maioria das selecionadas são do estado de São Paulo (11), em seguida vem empatados Rio Grande do Sul e Santa Catarina (6), depois Paraná (4) e, por fim, Minas Gerais e Rio de Janeiro (1). No total, 86 indústrias brasileiras e portuguesas participaram da seleção.

startup

O Analista de Gestão da Inovação da Usaflex Calçados, Alexandre Aloys Matte Junior, um dos responsáveis pelo projeto, conversou com a reportagem do Drops do Cotidiano sobre essa importante iniciativa e sua contribuição para o mercado. Confira:

 

Drops do Cotidiano: Como foi o processo de seleção?

Alexandre Aloys Matte Junior: O processo ocorreu através da inscrição da empresa no edital promovido pela ABDI, onde deveríamos preencher determinados requisitos, além de citar a trajetória da empresa em relação a projetos de inovação, interação com institutos de pesquisa e startups, entre outros. O objetivo do programa é propiciar a aproximação sistematizada entre startups e indústrias, focada no casamento de demandas tecnológicas cadastradas com as competências das startups selecionadas.

Assim, estruturamos e relacionamos 8 projetos onde poderemos contar com o apoio de startups. Após, a ABDI, com banca formada especialmente para esse edital, selecionou apenas 30 empresas sediadas no Brasil ou em Portugal para que seguissem no programa. Reforço que a Usaflex foi a única calçadista selecionada, algo muito importante para o segmento coureiro-calçadista.

 

D: Qual a importância de se envolver em projetos de estímulo nessa área?

A: Um de nossos principais pilares, além do conforto e moda, é a inovação. Sabemos que, interagindo com outras empresas e startups, com desafios reais e questões que enfrentamos diariamente, podemos auxiliar no estímulo à criação de um ecossistema propício à inovação. Para o setor coureiro-calçadista isso é extremamente importante, já que as soluções desenvolvidas podem trazer maior eficiência e torná-lo mais competitivo. Além disso, para os empreendedores que lideram as startups, é uma grande oportunidade de manterem uma interação contínua com empresas de diversos segmentos, como no caso do projeto da ABDI.

 

D: Quais os próximos passos dentro do programa?

A: Agora, a ABDI passa à escolha de 60 startups brasileiras e portuguesas. Posteriormente, elas “entram em sintonia” com as demandas citadas pelas empresas participantes, iniciando uma interação contínua na busca de soluções. Cada empresa pode ter até 2 demandas contempladas por startups. Certamente, a expectativa é que, ao final, seja firmada a parceria entre, pelo menos, 60 startups e 30 companhias. Há 499 empresas nascentes inscritas no programa.

As 60 startups brasileiras e portuguesas escolhidas pelas indústrias selecionadas, receberão, cada uma, a quantia de R$ 80.000,00 (oitenta mil reais), auxiliando na estruturação do negócio e desenvolvimento da solução.

 

D: O que representa para a Usaflex poder participar desse projeto?

A: A participação nesse projeto reforça a preocupação que temos em relação à inovação, buscando sempre levar soluções, produtos diferenciados e benefícios aos nossos consumidores, além de também privilegiar a eficiência fabril, práticas sustentáveis e preocupação com os colaboradores, onde também buscamos inovar constantemente. Lembro que recentemente fomos escolhidas como uma das 10 empresas mais inovadoras do sul do país pelo Grupo Amanhã, na premiação Campeãs da Inovação, fato que reforça nossa posição.

Temos muito orgulho de termos sido selecionados para as etapas subsequentes, sabemos da importância de projetos como esse promovidos pela ABDI e, por sermos a única calçadista selecionada entre tantas outras empresas de grande porte e diferenciados segmentos, também temos noção de nossa responsabilidade para com todo o setor coureiro-calçadista. Além disso, o fato de termos sido selecionados reforça a ideia que temos em relação à inovação, da interação que buscamos com outros players para trazer novos desenvolvimentos e soluções ao mercado e setor industrial.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s