Encontro de Ciências Contábeis discute os impactos dos avanços tecnológicos na profissão de contador

O XIV Encontro de Alunos de Ciências Contábeis e XV Encontro das Escolas de Ensino Médio da Região ocorreram nas Faculdades Integradas de Taquara (Faccat) nos dias 5 e 6 de junho. Na noite de quarta-feira, 5 de junho, os participantes conferiram a palestra a contadora Cristiane Dreher Müller, que questionou os impactos da Contabilidade Digital e seus impactos em todos os processos do profissional da área.

Faccat-Contábeis-abertura

“O tema vem de encontro dos anseios dos serviços contábeis. Somos privilegiados pois passamos pela Era Manual, eletrônica, agora estamos na Era Digital e chegaremos na Era Espacial. É importante ampliar conhecimentos através da pesquisa e do estudo”, destaca o vice-diretor de Administração e Finanças da Faccat, e coordenador do curso de Ciências Contábeis, Sérgio Antônio Nikolay.

Durante a abertura oficial dos encontros, o diretor-geral da Faccat, Delmar Backes ressaltou a importância de estar preparado para os desafios profissionais. “Os cursos são necessários para o desenvolvimento das pessoas e para a região. Preparar as pessoas para o mundo é essencial. As coisas vão se modernizando, mas o bom profissional nunca será substituído. O mercado de trabalho exige conhecimento. A permanente atualização é fundamental”, sintetiza.

Já o presidente da Fundação Educacional Encosta Inferior do Nordeste (FEEIN), Nicolau Rodrigues da Silveira, comenta as oportunidades profissionais de um contador. “Neste tempo de desemprego, nada melhor do que ter uma profissional liberal.  A profissão de contador abre muitas possibilidades nos setores públicos e privados e é um curso importante para a Faccat”, aponta.

Na avaliação da contadora e palestrante da noite, Cristiane Dreher Müller, a contabilidade digital surgiu para evitar o retrabalho e acima de tudo, veio para ajudar a ter mais tempo para assessorar o cliente na tomada de decisões. “É fazer com que a tecnologia se torne aliada aos serviços da Ciências Contábeis para que tenhamos mais rapidez e ganho real junto ao cliente”, explica.

Faccat-Contábeis

Já na noite de quinta-feira foram divulgados os vencedores do XII Desafio Cultural. A ação, que é proposta pelo curso de Ciências Contábeis, já virou tradição e a participação dos acadêmicos é assídua.

O Desafio Cultural envolve os acadêmicos de todos os semestres do curso em provas de conhecimentos teóricos sobre vários assuntos relacionados à área de Ciências Contábeis, estudados em sala de aula, tais como: auditoria, cálculos atuariais, custos, estatísticas matemática financeira, contabilidade empresarial, entre outras. As provas são realizadas ao longo de um determinado período estabelecido conforme o regulamento da atividade.

Os vencedores

  • 1º lugar – Diego Gabriel Lazzaretti; Rafael Carlos Frighetto; William Luiz Henkel
  • 2º lugar – Tainá Larissa Facco; Alex Elias Ferreira da Silva; Rúbia Camila Negri
  • 3º Lugar – Camila Fátima Terebinto; Larissa Manoela dos Santos
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s