Para a vida e a carreira: A importância do foco

Há algum tempo venho percebendo cada vez mais a importância do estabelecimento de foco na vida, especialmente na carreira. Quando tentamos fazer tudo e ter tudo, é como se atirássemos para todos os lados. Não é efetivo! Você despende energia em muitas direções e avança pouco em cada uma delas.

Observe a imagem a seguir e responda a pergunta: Será que é melhor avançar um milímetro em um milhão de direções ou avançar significativamente no que realmente importa?

-Energia
Imagem extraída do Livro Essencialismo do autor Greg Mckeown, uma ótima sugestão de leitura.

Quando eu vi essa imagem pela primeira vez, tive um grande insight e gostaria de te proporcionar essa oportunidade de refletir comigo: fazer um pouco de cada coisa nos conduz para pequenos avanços em todas as direções, já dedicar-se mais a um foco específico, nos permite avançar muito. Eu prefiro a imagem da direita, com um avanço mais expressivo. O que você prefere? Para ter mais resultados, é necessário fazer escolhas. Não dá para fazer tudo! E esse é o grande X da questão: a dificuldade de fazer escolhas, a falta de clareza.

Ser orientadora de carreira diariamente me permite ter uma compreensão ampla sobre essa grande dificuldade humana ‘fazer escolhas’. Não é tarefa fácil, porque fazer uma escolha implica em abdicar de outras coisas que também são importantes para você. Tudo pode ser uma oportunidade, mas tem um detalhe, o tempo e o recurso para investir nessas oportunidades é limitado, assim, é primordial fazer escolhas. Dizer não para algo ou alguém é necessário para manter-se no foco.

Mas Lu, como eu faço para definir meu foco?

Não tem uma mágica, mas como existe solução para tudo, ou quase tudo nessa vida, a indicação é: refletir, autoconhecer-se, explorar as alternativas, avaliar perdas e ganhos e escolher a melhor opção para esse momento da sua vida.

Estabeleça seu ponto B inicialmente, entendendo que não é para o resto da vida. É possível mudar de ideia e reprogramar a rota quando necessário.

Eu sugiro fortemente que você defina um foco, uma prioridade, assim chegarás mais chegar mais rápido a esse objetivo e estará mais satisfeito…. Algo precisa ser a prioridade, pois se não decidimos onde devemos concentrar nosso tempo e nossa energia, outras pessoas vão decidir por nós. Siga um propósito, ao invés de reagir aos fatos e focalize no que mais importa nesse momento da sua vida.

Escolher uma área de atuação profissional, cursos específicos voltados para a mesma temática, direcionar seu currículo para determinadas vagas (uma função específica), ter um foco, costuma ser muito mais efetivo.

Vou finalizar o texto de hoje com uma história real que imagino que vais gostar:

Se você tem mais de 30 anos, assim como eu, deve ter visto um aparelho de toca disco. Mas se não conhece pergunte a uma pessoa que nasceu antes dos anos 80. Inicialmente eles eram incorporados a um móvel para pôr na sala da casa, mas numa atitude corajosa o engenheiro alemão Dieter Rams, pela primeira, vez projetou um toca-discos com uma tampa plástica e só. E, ao definir seus critérios de projeto ele usava apenas três palavras “Weniger aber besser”, com a tradução para português “menos porém melhor”.  Que possamos fazer MENOS porém MELHOR.

Eu preparei um vídeo sobre esse tema que mostro aqui. Mas sinta-se convidado a acessar o meu canal do youtube pra conferir mais conteúdos. Vou adorar te ver lá

Investir tempo nas coisas certas, é investir tempo e energia da forma mais sábia possível para dar sua contribuição máxima. Não é possível fazer tudo e isso exige decisões difíceis. Comece escolhendo um foco! Se tiver outras dúvidas relacionadas a esse tema e/ou ao tema de carreira, me escreve. Seu feedback sobre esse texto também é muito importante pra mim.

Sucesso sempre! Forte abraço, Lu Linden

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s