O que você tem feito pela sua carreira? Confira 7 dicas indispensáveis

Ao estar desempregado, o profissional costuma atentar-se mais sobre a sua carreira. Ajusta seu currículo, cria um perfil no Linkedin e mantém atualizado, retoma contatos com a sua rede de relacionamentos. Diferente do que acontece com que está empregado, que costuma não dar tanta atenção a carreira.

Responda a essa pergunta dura, porém necessária: Você vai esperar ficar desempregado para pensar mais na sua carreira?

Quero compartilhar contigo 7 dicas preciosas. Essas dicas são para você, independente de estar desempregado ou muito bem no seu trabalho atual, desenvolvidas a partir da minha experiência como orientadora de carreira de jovens e adultos nas diversas fases da carreira.

  • Olhe para sua carreira sempre, qualificando-se na área técnica e também no desenvolvimento pessoal. Assim, dificilmente perderá seu emprego, pois sempre estará um passo a frente. E, se por ventura, perder seu emprego, sua recolocação será muito mais rápida.
  • Decida que rumo quer dar a sua carreira. Não siga apenas o fluxo! Tome as rédeas da sua carreira! É a sua vida! Ninguém tem o direito de decidir e conduzir ela. Porém, se você não tomar as decisões, alguém tomará por você e pode te conduzir por um caminho muito diferente daquele que você gostaria de traçar.
  • Acompanhe anúncios de vagas da sua área de interesse (área em que atua ou naquela que pretende ingressar). Observe quais os pré requisitos técnicos, formação, habilidades. Você tem todos os requisitos? Caso se candidatasse, teria alguma chance?
  • Atualize seu currículo e Linkedin com frequência mínima de seis meses. Se inspire olhando outros currículos, perfis no Linkedin e melhore a sua apresEntação ao mercado.
  • Fortaleça sua rede de contatos o tempo todo. Seu networking é muito valioso e ele se cria entre amigos, colegas, em eventos sociais e de trabalho. Ser uma pessoa gentil, ter atitude colaborativa, gera reciprocidade. Mantenha contato e lembre de datas especiais/aniversários. É muito chato lembrar das pessoas só quando precisamos delas.
  • Atitude de protagonismo. Coloque-se em ação! Não espere pelo incentivo da empresa para desenvolver e aprimorar a sua carreira. Se tiver apoio, que bom. Mas se não tiver, faça por você.
  • Busque ajuda para pensar na sua carreira. Este é um dos espaços para ajudá-lo a pensar e desenvolver a sua carreira. Acompanhe as próximas publicações e dedique mais tempo para pensar a sua carreira. Ter o olhar de um especialista que seja neutro, pode ajudar muito.

Para manter-se competitivo, os elementos mais necessários são tempo e recursos financeiros.  Se descobrir isso enquanto estiver empregado é uma coisa, mas se estiver desempregado é  justamente o que mais lhe fará falta.

Costumo dizer que carreira é vida, porque não há como dividir a vida em gavetas, a vida é um todo. Se você estiver bem com sua atividade profissional, isto se refletirá para outros contextos da sua vida.

Paz e bem! Abraço, Lu Linden

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s