Restaurante Espaço Tibet tem programação especial para celebrar o ano novo tibetano

Feliz 2146! Amanhã, 05 de fevereiro acontece a virada de ano se acordo com o calendário tibetano. Para marcar a data e inspirar um ano novo com muita paz e sabedoria, o Espaço Tibet,  1º Restaurante Tibetano do Brasil, localizado em Três Coroas, elaborou uma programação especial nos dias 9 e 10 de fevereiro.

Além do cardápio normal da casa, o chef Ogyen Shak, preparou um menu especial, além de rituais tradicionais de boas-vindas ao novo ano com serenidade e energias positivas e um pocket show com músicas típicas. Haverá também a degustação da tradicional cerveja tibetana, a Chang, bem como os kapsés, biscoito tradicional tibetano servido na data para atrair conexões positivas.

Ogyen Shak é um tibetano refugiado que cruzou a pé o Himalaia em busca de liberdade. Seu propósito de vida é divulgar e preservar a cultura do seu país e tem feito isso através do Espaço Tibet, onde sua paixão pela culinária e pela arte se encontram e seu restaurante é a sua obra-prima.

Considerado o feriado mais importante  na cultura tibetana, as comemorações do Losar duram em torno de um mês e é uma ocasião de grandes festas e celebrações, conhecida por sua música, danças e um espírito geral de celebração.

espaço-tibet
Restaurante com espaço que permite contato e conexão com a natureza

É também no Losar que se comemoram os aniversários e por isso a tradição de se dar presentes nesta época. Quem for ao Espaço Tibet, poderá participar de alguns destes rituais para receber o ano novo que se aproxima, receber um “mimo” e apreciar a decoração especial para a data.

Segundo o calendário tibetano, 2146 será o ano do Porco da Terra. De acordo com as previsões, este ano inspira um sentimento de abundância e leveza que poderá ser percebido em muitas áreas. É um ano propício fazer uma pausa e analisar o que foi realizado nos últimos anos e se preparar para se projetar de forma mais serena no novo ciclo que está iniciando.

Para entrar com o pé direito em 2146, um dos rituais que serão realizados pelo Espaço Tibet é a “oferenda da grande lamparina”. Os tibetanos acreditam que a luz da lamparina inspira e desperta nossa própria lucidez e sabedoria interior, dissipando a escuridão dos pensamentos e emoções negativas que nos causam mal. Por isso, no ano novo tibetano é tradição oferecer a grande lamparina, onde cada pessoa pode alimentar com manteiga ou óleo para que queime de forma contínua e fazer suas aspirações para o ano que está iniciando.

oferenda dos incensos e da farinha de cevada, outros dois rituais tradicionais do ano novo tibetano também estão na programação. Os incensos são usados para homenagear seres de sabedoria e criar energia positiva para mandar embora as energias negativas e trazer positividade. Já a farinha de cevada é colocada junto com outros grãos em um vaso de madeira decorado para atrair boa fortuna e fartura para o que ano que inicia.

Além dos sabores típicos e marcantes dos pratos, o Espaço Tibet também oferece um ambiente encantador em uma experiência única. A programação acontece nos dois dias, 9 e 10 de fevereiro, e a sequência de ano novo inclui entrada, salada e prato principal (não acompanha bebida nem sobremesa) e tem valor entre R$ 120 e R$ 150 para duas pessoas.

Ano novo tibetano no Espaço Tibet
Dias 9 e 10 de fevereiro (sábado e domingo)
Das 11h45 às 16h
Mais informações e reservas: (51) 3546.5763 ou (51) 99678.3184
www.espacotibet.com.br
Endereço: Rua Alagoas, 361 – Bairro Águas Brancas – Três Coroas (RS)

espaço-tibet-prato
Racha: pernil de cordeiro ao molho de cravo ou anis é um dos pratos típicos servidos no local

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s