O Quilombo do Paredão Baixo – localizado no Distrito da Fazenda Fialho, que pertence ao município de Taquara, sua comunidade e políticas públicas para os membros estarão em pauta esta semana. Com o objetivo de dar visibilidade a comunidade, divulgando e contribuindo para fortalecer a organização social da localidade, os servidores e magistrados da Justiça do Trabalho de Taquara promovem a exposição e debate sobre o documentário “A Voz do Quilombo“. A ação vai contar a história da comunidade, suas riquezas culturais e abordará políticas públicas destinadas à comunidade para, com esse material, possam ser realizadas ações continuadas de valorização social de seus integrantes.
O debate acontece na próxima terça-feira, 04 de dezembro, às 19h30, no Foro Trabalhista de Taquara, abordando a questão quilombola no Brasil. O destaque a noite será a apresentação de trechos do documentário produzido pelos estudantes do segundo ano do ensino médio da E.E. Felipe Marx. Para debater as questões, foram convidados especialistas envolvidos diretamente com o tema:
- Ivonete Carvalho – Ex-Secretária de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Ministério dos Direitos Humanos;
- Ubirajara Carvalho Toledo – Secretário Geral do IACOREQ e membro convidado da Comissão da Verdade Sobre a Escravidão Negra no RS da OAB;
- Roberta Liana Vieira – Representante dos servidores negros no Comitê de Equidade, Gênero, Raça e Diversidade do TRT4 e membra do Coletivo dos Servidores Negros do TRT4;
- Sandro Lemos – Liderança do Quilombo Lemos.
- Karen Santos – Professora estadual, ativista do movimento negro e vereadora de Porto Alegre (PSOL/RS)
A atividade conta com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal no Rio Grande do Sul – SINTRAJUFE. Já a exposição ficará aberta a visitação de 03 a 14 de dezembro, no Foro da Justiça do Trabalho.
As atividades fazem parte da programação dos “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher“, dentro do macroevento “Viver em paz é viver sem medo”. A iniciativa é da Frente Parlamentar de Jovens pelo Fim da Violência contra a Mulher da Câmara Municipal de Vereadores de Taquara e da Prefeitura Municipal de Taquara.