Do Vale do Paranhana para o mundo. A egressa do Senac Taquara, Natália da Rosa Corso, está prestes a viver um dos momentos mais importantes de sua trajetória profissional: representar o Brasil na WorldSkills 2026, maior disputa de educação profissional do mundo. Após conquistar a primeira colocação nas Competições Senac em nível nacional, no ano passado, a jovem integrará a delegação brasileira que participará da 48ª edição do evento, entre os dias 22 e 27 de setembro, em Shanghai, na China.
Natália competirá na ocupação Recepção de Hotel, levando para o outro lado do mundo conhecimentos e experiências construídos ao longo de anos de dedicação. Natural de Taquara, a jovem ingressou no Senac em 2022 e, desde então, vem construindo sua trajetória na instituição. Agora, chega à reta final da preparação com a expectativa de colocar em prática tudo o que aprendeu durante esse período. “É aquela sensação de que eu fiz o que eu sei que tinha que fazer, me dediquei o que eu sei que podia e mais um pouco, estudei o que tinha que estudar. Agora é encontrar as formas certas de usar todo esse conhecimento que eu acumulei durante todo esse tempo e fazer o que eu sei fazer, o que eu gosto de fazer”, destaca.
A preparação para a WorldSkills acontece em tempo integral, com os competidores dedicando cerca de oito horas diárias aos estudos junto de seus treinadores. Natália encontra em Cristina Vargas, sua treinadora, o apoio para aperfeiçoar técnicas e desenvolver competências emocionais e cognitivas, fundamentais para que consiga manter um alto nível de desempenho mesmo diante da pressão característica de uma competição internacional.
Representar o Brasil também significa levar consigo a história construída no estado. Mesmo diante da dimensão internacional da competição, Natália não esquece suas origens. “Falamos que agora somos competidores do Brasil, mas sempre tem aquela lembrança que comecei no Rio Grande do Sul. É impossível esquecer desse detalhe, o que é muito bom. Nos sentimos apoiados o tempo inteiro”, conta.
Para ela, o sentimento de representar o país é difícil de traduzir em palavras. “É fácil dizer que é gratificante, que tenho muito orgulho. Só que as palavras não resumem exatamente o que é. É algo que nunca esperei na minha vida”, completa. E se tivesse que resumir a experiência em apenas uma palavra, Natália não hesita: excelência. “Todo mundo que está aqui é excelente no que faz e ela resume bem para todo mundo. Torçam por nós, vai dar tudo certo”, finaliza.

Além de Natália, outros três competidores do Senac-RS integrarão a delegação brasileira na WorldSkills 2026: Gustavo de Freitas Argoud, do UniSenac – Campus Porto Alegre, na ocupação Cozinha; Cássia Eloa, do Senac São Borja, na ocupação Cuidados de Saúde e Apoio Social; e Maria Eduarda Guerreiro da Silveira, do Senac Canoas, na ocupação Estética e Bem-Estar.