Falta um mês para a 37ª Oktoberfest de Igrejinha: conheça as novidades da edição

A cidade decorada, o sorriso no rosto dos igrejinhenses e o clima de festa já anunciam o que vem por aí: de 9 a 18 de outubro, a 37ª Oktoberfest vai tomar conta de Igrejinha. Com o tema “Um Brinde ao que nos Move”, a celebração da cultura germânica terá gastronomia típica, danças folclóricas, jogos germânicos, apresentações musicais e atividades pensadas para toda a família no Parque de Eventos Almiro Grings.

Com mais de 80 atrações e 150 apresentações distribuídas em nove palcos, a 37ª edição terá em sua programação nomes como Alok, Simone Mendes, Turma do Pagode, Guilherme & Benuto, Traia Véia, Di Ferrero, Acústicos e Valvulados e a banda alemã voXXclub. A programação também contará com a energia das tradicionais bandas de baile, como a Banda 10, Terceira Dimensão, Banda Nave Som, Musical JM, Porto do Som, Super Banda Choppão e Brilha Som, além de bandinhas típicas alemãs, música eletrônica e bandas alternativas.

A um mês da abertura, a Oktoberfest já começa a ganhar forma diante dos olhos de quem circula por Igrejinha. Para a presidente da 37ª edição, Aline Hess, a decoração é um dos primeiros sinais de que outubro está se aproximando. “A cidade e o parque já estão se movimentando justamente com essa vestimenta, que é a decoração. Ela é a concretização, aos olhos de todos que passeiam pelas ruas, vão para o trabalho, levam os filhos para a escola ou encontram os amigos, de que a nossa Oktober já está chegando”, comemora.

Igrejinha se prepara para receber os visitantes

Ruas enfeitadas, expectativas crescendo e uma cidade que se prepara para acolher visitantes de diferentes regiões. Dentro do Parque de Eventos Almiro Grings, a estrutura também estará pronta para os dez dias de programação. Com cerca de 15 mil metros quadrados de área coberta e pátio pavimentado, o espaço reúne ambientes voltados à música, gastronomia, cultura e convivência.

Além dos nove palcos, o público encontrará atrações e espaços permanentes como Vila Germânica, Oktober Memorial, Oktoberbaum, Igreja, parque de diversões, Jogos Germânicos, exposições, artesanato e souvenirs. A gastronomia típica alemã estará presente em diferentes pontos, entre eles o Essenplatz (Espaço da Alimentação), Oktober Restaurant (Restaurante da Oktober) e Bauernplatz (Espaço dos Colonos).

Para a rainha da 37ª Oktoberfest, Rafaela Robinson Werb, a expectativa é que os visitantes construam no Parque as próprias lembranças da festa. “Desejo que as pessoas encontrem a alegria, a diversão e a energia que levamos durante as divulgações nos últimos meses. Foi no Parque da Oktober que construí muitas memórias e lembranças com minha família e amigos, e é isso que eu quero que as pessoas levem dali também: que possam esperar, ano após ano, para viver a festa novamente”, afirma. Ao longo dos dez dias de programação, a expectativa é receber 200 mil visitantes.

Novidades nesta edição da festa

A 37ª Oktoberfest de Igrejinha também chega com novidades na estrutura e nos espaços do Parque de Eventos Almiro Grings. Entre as melhorias está a ampliação dos banheiros próximos à área de alimentação da Esplanada, além da pavimentação com acessibilidade no parque de diversões.

Os espaços de convivência também passam por mudanças. Além do deck, o Oktober Kneipe (PUB) terá um novo palco destinado a apresentações de bandas voluntárias que tradicionalmente acompanham a Oktoberfest. O bar, que anteriormente funcionava na área externa, passa para dentro da casa do PUB. Já a Treffzelt (Lona de Encontro), próxima ao parque de diversões, contará com espaço de alimentação, bebidas e palco para apresentações. No Biergarten, Bierplatz e Bierecke, o público encontrará opções de comida típica e uma decoração especial que amplia a conexão dos ambientes com a história da festa.

Outro olhar que ganha espaço nesta edição é o cuidado com a sustentabilidade e com o impacto da Oktoberfest no parque. Entre as iniciativas previstas estão ilhas com lixeiras para separação de resíduos e ações voltadas ao reaproveitamento de materiais. Já as cascas de batata, geradas em grande quantidade durante os dez dias de evento para o tradicional bolinho de batata, serão recolhidas e destinadas a escolas e outros locais do município que desenvolvem trabalhos de compostagem. “Queremos pensar no parque durante e depois da festa, buscando alternativas para cuidar melhor dos resíduos e reaproveitar aquilo que for possível. São iniciativas que ajudam a tornar esse cuidado parte da experiência e da responsabilidade que temos com a nossa comunidade”, destaca a presidente da 37ª Oktoberfest de Igrejinha, Aline Hess.

Entre os principais destaques está ainda o Bierhalle (Pavilhão da Cerveja), que ocupa o antigo ginásio e nasce com a proposta de resgatar a história da Oktoberfest, valorizar suas origens e contribuir para a continuidade desse legado. O local tem uma relação especial com a trajetória do evento: foi onde aconteceu a primeira Oktoberfest de Igrejinha e, ao longo dos anos, também serviu de cenário para Kerbs, bailes de escolha das soberanas e outros momentos da celebração.

Pensado como um ambiente acolhedor para reunir amigos e famílias, o Bierhalle terá mesas compartilhadas, cervejas especiais e chopes servidos em canecos de vidro. O espaço será climatizado e receberá decoração inspirada na Baviera, com predominância de azul e branco e iluminação aconchegante. Na gastronomia, o restaurante terá uma proposta mais elaborada, mantendo a culinária germânica como uma de suas referências.

Emoção marca os preparativos

A proximidade da Oktoberfest desperta um sentimento conhecido por quem cresceu acompanhando a festa. Rafaela participa da Oktoberfest há 22 anos e, nesta edição, vivencia pela primeira vez a contagem regressiva como rainha. Depois de meses percorrendo diferentes cidades para divulgar o evento, ela se prepara agora para representar a festa diante da própria comunidade.

Entre os momentos mais aguardados está a tradicional Carreata do Chopp, que abre a programação oficial no dia 8 de outubro, quinta-feira. A saída será ao meio-dia, de Novo Hamburgo, seguindo pelas cidades da região até a chegada à Rua Coberta de Igrejinha.

“O momento mais esperado, com certeza, é a Carreata do Chopp. Acho um momento muito marcante, porque é ali que damos o pontapé inicial e recebemos o carinho de Igrejinha. Já visitamos muitas festas e recebemos esse carinho, mas não há nada que se compare com o carinho recebido pelas pessoas daqui”, destaca Rafaela.

No dia seguinte, 9 de outubro, a programação começa às 6h, com a Alvorada Festiva e a participação do Terno de Atiradores. O Parque abre ao público às 17h30 e, às 18h, o Pavilhão da Cerveja (Bierhalle) recebe a solenidade oficial de abertura, com a Banda Típica Macega Show, o Coral Municipal de Igrejinha e a Associação Cultural Kirchleinburg. À meia-noite, Simone Mendes sobe ao Palco de Shows (Konzertbühne) como principal atração musical da primeira noite.

Voluntariado que move a Oktoberfest

Por trás dos dez dias de programação está uma mobilização que começa muito antes da abertura dos portões. Mais de 3.500 voluntários participam da realização da 37ª Oktoberfest, dedicando tempo, trabalho e conhecimento a diferentes áreas do evento.

O envolvimento da comunidade também se transforma em benefícios para a região. Na 36ª edição, realizada em 2025, a Oktoberfest recebeu mais de 202 mil visitantes e destinou R$ 3,4 milhões a 89 entidades, contemplando projetos nas áreas de saúde, educação, cultura, esporte e assistência social. Desde a criação da festa, mais de R$ 37 milhões já foram destinados a organizações da região.

Para Aline, essa mobilização ajuda a explicar a dimensão alcançada pela Oktoberfest sem que ela perca sua essência comunitária. “Eu acredito que a nossa festa é isso: uma missão de fazer o bem e ajudar tantas pessoas. A Oktoberfest ajuda não só aqueles que são beneficiados com o retorno dela, mas também as pessoas que a constroem. A gente ganha novos amigos, novas conexões e a alegria de se doar, porque se doar é nobre”, afirma.

O sentimento também está presente na experiência das soberanas. Para Rafaela, representar a Oktoberfest significa compreender que a dedicação à festa ultrapassa uma realização individual. “Não é sobre a gente, mas sobre os outros. Essa é a grande missão do voluntariado: fazer para os outros sem esperar nada em troca, sempre pensando no bem da comunidade, no bem de Igrejinha e no bem da festa”, conclui.

Deixe um comentário