Estão abertas as inscrições para três editais do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) RS, por meio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine), da Secretaria da Cultura (Sedac). São eles: Edital Sedac 32/2026 – Pesquisa e Preservação, 33/2026 – Difusão, Exibição e Formação de Público e 34/2026 – Desenvolvimento de Projetos. Todos contam com cotas para pessoas negras (20%), mulheres cis ou trans (10%), indígenas (5%) e PCD (5%). As inscrições podem ser feitas no site do Pró-Cultura, até às 16h59min do dia 21 de setembro.
O Edital Sedac nº 32/2026 concederá apoio financeiro a projetos culturais audiovisuais que se adequem às classificações de Pesquisa ou Preservação. A primeira categoria atende a produção de estudos, análises, teses, relatórios e outros tipos de produção científica. Já a segunda, contempla trabalhos destinados a conservar e proteger o conteúdo audiovisual, bem como os materiais correlatos, garantindo seu acesso pelo público e sua disponibilidade futura.
O certame direcionado à Difusão, Exibição e Formação de Público promoverá a geração de eventos, exibições e atividades formativas. Serão contempladas três categorias: Festivais de audiovisual, Cinema itinerante e mostras, e Cineclubes. O primeiro destina-se a festivais que permitam a difusão do audiovisual gaúcho e brasileiro em todo o Rio Grande do Sul (RS). O segundo apoiará a projeção pública de obras audiovisuais para grande público, especialmente em localidades sem salas de exibição. E o último aceita projetos que fomentem a apreciação de obras audiovisuais a partir de grupos coletivos.
Desenvolvimento de roteiro de longa-metragem, Ideação de jogo eletrônico e Programa Laboratório Odilon Lopez são as três modalidades contempladas pela última chamada, o Edital nº 34/2026. A primeira atende obra audiovisual com duração superior a 60 minutos, visando prioritariamente à escritura de roteiro. A segunda serve à etapa independente de um jogo, utilizada como prova de conceito para possíveis investidores. A última modalidade destina-se a projetos para residência artística no Laboratório Odilon Lopez, que contarão com acesso à infraestrutura e equipamentos do espaço.
Requisitos e seleção
Para participar dos editais, os proponentes devem ser pessoas jurídicas de direito privado, que tenham registro junto ao Cadastro Estadual de Proponentes Culturais (CEPC), da Sedac.
As propostas habilitadas serão analisadas por uma comissão formada por profissionais oriundos do Banco de Avaliadores da Sedac, indicados pelo Iecine ou convidados pela administração pública. Os critérios de avaliação abrangem qualidade e viabilidade do projeto, e qualificação do proponente. Para o terceiro edital (Desenvolvimento de Projetos), o potencial de difusão e a abrangência da proposta serão igualmente considerados.
Os projetos admitidos serão anunciados dez dias úteis após o término das inscrições, com três dias úteis para recurso. O resultado definitivo será divulgado dez dias úteis após o fim do prazo recursal. A documentação para celebração do Termo de Execução Cultural deve ser entregue em cinco dias úteis, com repasse dos recursos em até 60 dias após sua publicação.
Os recursos para os editais são provenientes do FAC. Dúvidas devem ser encaminhadas para o e-mail instituto-cinema@sedac.rs.gov.br.