Os Festejos Farroupilhas do Paranhana estão confirmados para 2026. De 11 a 20 de setembro, Taquara volta a celebrar as tradições gaúchas com dez dias de programação, desta vez em uma nova casa: a sede do CTG Essência Gaúcha, na Rua Santa Rosa, 4250, no bairro Santa Rosa. Em sua 18ª edição, o evento terá como tema “A Ciranda que nos une” e reunirá shows, bailes, oficinas culturais, Recanto Cultural, cavalgada, Desfile Farroupilha e outras atrações que ainda estão sendo finalizadas pela organização.
A confirmação representa mais do que a continuidade de um dos eventos tradicionais do calendário do município. Depois de 17 anos sendo realizados no mesmo espaço, os Festejos precisaram encontrar uma nova sede e praticamente recomeçar do zero. A Associação dos Amigos dos Festejos Farroupilhas do Paranhana (AAFFP) iniciou uma mobilização em busca de um local, parceiros e recursos que permitissem manter a edição de 2026.
A alternativa encontrada foi unir forças com o CTG Essência Gaúcha. No novo espaço, uma estrutura começou a ser construída para receber os Festejos e seus tradicionais ranchos. Nesta edição, 14 ranchos participam, incluindo os espaços dos grupos participantes, da Havan e da Prefeitura de Taquara.
Para o presidente da Associação, Rodrigo Fagundes, conseguir dar continuidade ao evento torna esta edição especialmente significativa. “É um recomeço. A gente sonhou, foi atrás de parceiros, bateu de porta em porta e as coisas começaram a acontecer. Neste ano, os Festejos vão acontecer e tenho certeza de que será uma edição que ficará marcada na história de Taquara”, destaca.
“A Ciranda que nos une”
O próprio tema escolhido para 2026 ganhou ainda mais significado diante do processo vivido pela organização. “A Ciranda que nos une” remete à força da união e à mobilização coletiva para manter vivas a cultura, a história e as tradições gaúchas.
Para a prefeita Sirlei Silveira, os Festejos Farroupilhas fazem parte da história e do calendário de Taquara e têm um papel muito importante na valorização da cultura e na transmissão das tradições às novas gerações. “Esta edição tem um significado ainda mais especial por representar um recomeço. O tema ‘A Ciranda que nos une’ traduz muito bem esse momento. A Prefeitura de Taquara tem orgulho de apoiar essa realização que proporciona momentos especiais e únicos a tantos alunos.”, destaca a prefeita Sirlei Silveira.
Segundo Fagundes, a proposta também reforça o desejo de aproximar ainda mais a comunidade dos Festejos. “Para nós, os Festejos são muito mais do que um evento. São uma forma de manter viva a nossa história, a nossa cultura, os nossos costumes e o orgulho de ser gaúcho, aproximando as novas gerações e passando isso de geração em geração”, afirma.
Primeiras atrações confirmadas
O desfile de abertura será no dia 11 de setembro, às 17h, com condução da Chama Crioula, cerimônia oficial, apresentação artística, show de Jonatas Cardoso e baile com o Grupo Quero-Quero. Entre as atrações musicais já confirmadas também estão Cardeal Missioneiro, Gui Vieira, Os Chacreiros, Gabriel Ferraz, Pedro e Guilherme e Hermano Guedes.
A programação contará ainda com oficinas culturais, atividades do Recanto Cultural e o tradicional Desfile Farroupilha, no dia 20 de setembro, a partir das 8h. A organização segue trabalhando nos últimos detalhes e deverá divulgar em breve a programação completa da 18ª edição.
Os Festejos Farroupilhas do Paranhana são uma realização da Associação dos Amigos dos Festejos Farroupilhas do Paranhana e produção da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e de Veveta Produções. O evento tem patrocínio da Havan, Macromix Atacado e Marsala Alimentos e apoio da Prefeitura Municipal de Taquara e da Câmara Municipal de Vereadores.
Programação dos Festejos Farroupilhas do Paranhana
11.09 (Sexta-feira)
- 17h – Desfile de Condução da Chama Crioula
- 19h – Cerimônia de abertura oficial
- 20h – Apresentação artística do CTG Tauras da Colina
- 21h – Show com Jônatas Cardoso
- 23h – Baile com Grupo Quero-Quero
12.09 (Sábado)
- 8h30 – Recanto Cultural
- 20h – Apresentação artística CTG (a definir)
- 21h – Show com Cardeal Missioneiro
- 23h – Baile com Gui Vieira
13.09 (Domingo)
- 15h – Recanto Integração
14.09 (Segunda-feira)
- 13h30 – Oficinas culturais
- 19h30 – Recanto Culinário
- Noite – Ensaio Invernada Pré-mirim CTG Essência Gaúcha
15.09 – Terça-feira
- 13h30 – Oficinas culturais
- Noite – Ensaio Invernada Mirim/Juvenil
16.09 (Quarta-feira)
- 13h30 – Oficinas culturais
- 20h – Tertúlia Livre
17.09 (Quinta-feira)
- 13h30 – Oficinas culturais
- 18h – Ensaio Invernada Mirim/Juvenil
- 21h – Show com Os Chacreiros
18.09 (Sexta-feira)
- 13h30 – Oficinas culturais
- 20h – Apresentação artística CTG (a definir)
- 21h – Show com Gabriel Ferraz
- 23h – Baile com Pedro e Guilherme
19.09 (Sábado)
- 20h – Apresentação artística do CTG Essência Gaúcha
- 21h – Show com Hermanos Guedes
- 23h – Baile com Gui Vieira
20.09 (Domingo)
- 8h – Desfile de 20 de Setembro
- Tarde – Final Recanto Integração
- 15h – Cerimônia de Extinção da Chama Crioula
*Foto: Mateus Portal