A Pousada do Engenho, localizada em São Francisco de Paula, entra em uma nova fase de sua trajetória, marcada pela hospitalidade, charme e conexão com a natureza da Serra Gaúcha. Após a celebrar seus 25 anos em 2025, o novo ano começa com uma novidade e conquista: agora passa a ser oficialmente pet friendly, resultado de capacitação profissional Guia&Universidade Pet Friendly e adequação de espaços. Cabanas em meio à mata nativa e áreas de circulação foram preparadas para criar um ambiente acessível e seguro para o convívio de hóspedes e pets. Entre as novidades está o Bistrô Pet.
O Bistrô Pet surge como um dos destaques da nova fase da pousada. Integrado à natureza, o espaço permite que os tutores desfrutem de refeições — do café da manhã ao jantar — com seus pets. As mesas podem ser reservadas para hóspedes e também para visitantes. O bistrô segue o horário do restaurante, das 8h30 às 22h.
Criado por Patrícia Reis e Antônio Hübbe, o espaço de alimentação opcional conta com banheiro adaptado para tutor e pet, além de utensílios, bancos, almofadas e ganchos para guias, sem restrição ao porte canino. Um manual de boas práticas orienta toda a hospedagem pet, que inclui cama, tapete higiênico e saquinhos cata-caca. Totens sinalizam lixeiras nas áreas externas e os primeiros hóspedes poderão deixar seus nomes gravados em azulejos do bistrô.
Cris Berger é jornalista, fotógrafa e escritora, com mais de 50 livros publicados e mais de 200 reportagens sobre turismo e lifestyle. Desde 2015, é CEO da plataforma pioneira Guia&Universidade Pet Friendly e atua como assessora do projeto Melhores Cidades para Pets, da Mars Petcare. “Não é sobre receber e viver com pets, mas como fazemos isso. O curso tem 10 módulos. Faço diagnóstico e aponto melhorias. A Pousada do Engenho é a primeira no Estado a receber essa certificação” – destaca Cris, que durante 10 anos viajou ao lado da sharpei Ella e visitou mais de mil lugares pet friendly.
A iniciativa da Pousada do Engenho acompanha uma tendência crescente no turismo, sendo que o Brasil está entre os países com maior população pet do mundo, e valoriza o vínculo entre tutores e seus pets. Mais do que permitir a presença de pets, o projeto envolveu meses de preparação e reforça o compromisso com qualidade e responsabilidade, oferecendo uma forma mais consciente e verdadeira de viajar.
“A ideia é que nossos hóspedes se sintam em casa, junto de quem faz parte da vida deles. Somos apaixonados por nossos pets e queremos oferecer um espaço seguro para essa convivência e assim tornar a experiência na Pousada do Engenho ainda mais especial”, destaca Alex Alano, CEO da pousada.