A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), instituição da Secretaria da Cultura (Sedac), recebe desde o último dia dia 17 de dezembro, a exposição “Ventos Verissimos”, que celebra os 120 anos de nascimento do escritor Erico Verissimo. A mostra artística ocupa o 3º andar da CCMQ, próxima à biblioteca que leva o nome do escritor, e permanece aberta ao público até fevereiro de 2026 — de terça a domingo, das 10h às 20h. Os artistas Bel Porto, Marcos Porto e Zé Darci assinam as obras que compõem o projeto. A entrada é gratuita.
Com curadoria de Marcos Porto, a exposição apresenta uma abordagem intimista e sensorial da obra do autor, reunindo trabalhos em pintura, escultura e maquete. A mostra propõe um diálogo visual com a produção literária de Verissimo a partir de dois eixos curatoriais: “O Tempo e o Vento da Memória”, dedicado às interpretações artísticas da formação histórica da antiga Província de São Pedro; e “Retratos Humanos”, que revisita personagens emblemáticos do autor sob novos olhares plásticos.
Artistas participantes
- Bel Porto é escultora, escritora e estudante de artes visuais, com produção marcada por referências ancestrais e diálogos com tradições africanas e indianas. Autora do livro “Plateia dos Deuses”, participou em 2025 das exposições “Dimensões do Patrimônio Cultural” e “Brasil, Brasilis, Babilônia” em Porto Alegre.
- Marcos Porto é artista visual com atuação nacional e internacional, presente em mostras como “Made in Brazil – Brazilian Art” (EUA), “Travessias Contemporâneas ao Sul do Atlântico” na Bienal do Mercosul de Porto Alegre e “Presença Negra no MARGS”. Também desenvolve projetos gráficos, além de ter criado o troféu Sirmar Antunes, do Festival de Cinema de Gramado.
- Zé Darci, artista visual gaúcho autodidata, é referência na representação da cultura afro-brasileira, reunindo pintura, desenho e ilustração. Participou de mostras no Palácio Piratini e no Museu de História Julio de Castilhos, atuou como formador no Ateliê na Laje e foi Patrono da Feira do Livro de Arroio Grande (RS).
*Foto de capa: Arte Províncias de São Pedro, do curador Marcos Porto, integra a exposição – Foto: Marcos Porto Divulgação CCMQ